Veja por autor
Fuja dos Novos Chavões
Publicado em Sun Sep 07 17:10:00 UTC 2008 - Edição 518Muita gente ainda cai na tentação de incorporar ao seu discurso clichês e jargões do mundo corporativo, na tentativa de passar uma imagem de profissionalismo e competência. Engano. Essas expressões apenas conferem um rebuscamento vazio à língua, muitas vezes prejudicando a comunicação. Veja alguns clichês “da moda”, segundo o Guia Veja, e fuja deles sempre que possível.
1. Agregar valor. Expressão usada à exaustão, perdeu completamente a credibilidade. Virou lugar-comum, empregada para dar sentido positivo a qualquer coisa.
2. Consensar. Neologismo criado para definir a tentativa de chegar a um acordo pela unanimidade. Não existe no dicionário.
3. Realizar. No jargão corporativo, virou sinônimo de perceber, dar-se conta de – tal qual no inglês (to realize).
4. Operacionalizar. Outra criação do ambiente de negócios. Substitua por fazer, executar, praticar.