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|Gestão de Negócios - Organizando a empresa - Fernando Braga

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Você tem clareza do seu desafio estratégico?

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Publicado em Thu Mar 01 20:32:00 UTC 2018 -

 Negócios que não têm uma definição de desafio estratégico clara e simples podem ter dificuldades não só no alcance na visão de longo prazo, como também na implantação de projetos e iniciativas propostas pela equipe. Essa carência na organização pode gerar fragilidades, como iniciativas que levam meses para decolar e são abandonadas porque não estão alinhadas com a estratégia, confusão com relação a posicionamentos de mercado ou aproveitamento de oportunidades e critérios para precificação.

Portanto, estratégias elaboradas em oficinas e retiros de fim de semana, a partir de muita análise e sessões de brainstorming, gerando conteúdos complexos, detalhados e com alta coerência lógica, têm alta chance de fracassar pela falta de clareza das equipes sobre o que fazer. Por isto, atenção! A definição de um objetivo estratégico conciso e claro, fácil de internalizar por todos é muito menos glamouroso, mas tem um potencial muito maior de gerar convergência nas ações das equipes, ajudando-as nas escolhas do dia a dia.

 
Nesse sentido, uma boa definição de desafio estratégico deve conter: (1) o objetivo que se quer alcançar; (2) uma delimitação do que é necessário para atingir este objetivo, como os mercados que serão priorizados, os serviços em que haverá mais foco ou públicos que precisam ser atingidos, por exemplo; e (3) as atividades-chave e os diferenciais competitivos que precisam ser fortalecidos ou desenvolvidos para se chegar aos resultados desejados. Para ajudar na clareza e priorização, uma recomendação de especialistas é que o desafio estratégico tenha menos de 35 palavras.
Portanto, a formulação do desafio estratégico requer priorização e dizer “não” para uma série de ideias e necessidades que se apresentam, pois uma boa estratégia é um bom conjunto de escolhas, buscando fortalecer uma posição singular e preservar a capacidade de manter esta proposta diferenciada de valor para o cliente.
 
Essa é uma iniciativa simples, mas qualquer negócio pode se beneficiar dela. Com uma boa síntese, que pode até aparentar não ter sido complexa na formulação, pode-se obter uma ferramenta poderosa na mobilização e engajamento das equipes. 
 

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