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Lidando com a Imprensa Durante uma Crise
Publicado em Sun Nov 20 19:46:00 UTC 2005 - Edição 373
Um fato negativo, um acidente ou simplesmente um boato. Sua empresa virou manchete nos jornais e, infelizmente, as notícias não são nada boas. Durante uma crise, é preciso muito cuidado no relacionamento com a imprensa. Silêncio e omissão são as piores formas de lidar com o problema e podem agravar as conseqüências do fato que desencadeou a crise. Veja algumas dicas do jornalista Alexandre Caldini, especialista no assunto:
1. Não tema. Fale – É preciso, imediatamente, definir quem da empresa irá falar com a imprensa. Se ninguém falar, alguém — o bombeiro, o faxineiro — vai falar pela empresa, só que não necessariamente o que precisa ser dito.
2. Mentir, jamais – A mentira tem mesmo pernas curtas. E quando alguém descobrir que você está mentindo, um dos últimos e o mais precioso recurso que lhe resta — a boa vontade da opinião pública — estará perdido.
3. Jamais diga "sem comentários" ou "nada a declarar" – Essas frases, antipáticas, dão a impressão de que você tem algo a esconder. Procure ser acessível, transparente e esteja sempre disponível para atender a imprensa.
4. Não negligencie seu público – Respeitados e bem informados, eles podem ser seus aliados e até desculpar eventuais erros.
1. Não tema. Fale – É preciso, imediatamente, definir quem da empresa irá falar com a imprensa. Se ninguém falar, alguém — o bombeiro, o faxineiro — vai falar pela empresa, só que não necessariamente o que precisa ser dito.
2. Mentir, jamais – A mentira tem mesmo pernas curtas. E quando alguém descobrir que você está mentindo, um dos últimos e o mais precioso recurso que lhe resta — a boa vontade da opinião pública — estará perdido.
3. Jamais diga "sem comentários" ou "nada a declarar" – Essas frases, antipáticas, dão a impressão de que você tem algo a esconder. Procure ser acessível, transparente e esteja sempre disponível para atender a imprensa.
4. Não negligencie seu público – Respeitados e bem informados, eles podem ser seus aliados e até desculpar eventuais erros.