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Como resolver divergências

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Publicado em Sun Oct 21 20:23:00 UTC 2001 - Edição 161
Para muitos profissionais, o conflito é um evento do dia-a-dia. Você contesta ações dos gerentes da empresa para resolver problemas, enfrenta irritação de subordinados ou entra em atrito com um colega por causa de valores pessoais. Seja qual for a causa do conflito, veja um resumo das Dez Táticas Para Resolver Divergências Com Outras Pessoas, segundo o livro Torne-se um Líder Eficaz, de Sam Deep e Lyle Sussman.
1. Ouça - Ouça atentamente os outros antes de responder. Isso o ajudará a acalmar a pessoa, melhorar sua reputação, além de lhe fornecer as informações necessárias para uma resposta inteligente. Quando chegar a sua vez de falar, você será ouvido.
2. Faça perguntas - Certifique-se que está compreendendo o que foi dito. Faça perguntas do tipo "Você está dizendo que..." ou "É isso mesmo que você está dizendo?".
3. Mantenha a calma - Independentemente de quão mal informada, irracional ou rude seja a outra pessoa, mantenha a calma. Aceite o direito que a outra pessoa tem de discordar. Mas não tolere insultos.
4. Saiba por que você está discutindo - Está defendendo um princípio importante? Ou está simplesmente se protegendo contra alguma coisa? Confronte as pessoas somente por uma boa causa.
5. Seja firme - Quando falar, afirme suas visões claramente. Seja assertivo (insistindo em seu direito de ser ouvido) sem ser agressivo (insistindo que está certo).
6. Seja construtivo - Proponha um plano alternativo para a questão que está discutindo. Não destrua a idéia de outras pessoas sem ter algo melhor para colocar em seu lugar.
7. Seja descritivo e não parcial - Baseie seu argumento em fatos, use estatísticas documentadas, cite pessoas respeitadas. Não atribua culpas, não acuse as pessoas de intenção proposital, evite afrontas ou insultos pessoais. Seja extremamente educado.
8. Aceite a responsabilidade - Admita suas contribuições frente ao problema, a fim de estimular a outra pessoa a fazer o mesmo e caminhar junto com ela a uma solução. Desculpe-se quando for necessário.
9. Concentre-se em uma solução - Certifique-se de corrigir o futuro, em lugar de criticar desnecessariamente o passado e reabrir feridas. Pergunte: "O que posso fazer para que isso não aconteça novamente?".
10. Focalize necessidades e não posições - Vise tanto atender às suas próprias necessidades quanto às da outra pessoa, em lugar de defender exclusivamente a sua posição.

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