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Desculpar-se faz bem
Publicado em Sun Dec 14 19:23:00 UTC 2003 - Edição 273Pedir desculpas, reconhecendo o erro e restabelecendo o bom relacionamento, é uma atitude fundamental em nossa vida profissional. Desculpar-se não significa fraqueza nem recuo. Quando um erro coloca em risco uma relação, o gesto demonstra um esforço para reverter a situação. Veja as dicas da consultora Holly Weeks, especializada em comunicação, para desculpar-se de forma correta e eficiente:
1. Um bom pedido de desculpas reúne três elementos: reconhecimento do erro ou da ofensa, arrependimento e responsabilidade pelo ato cometido. Você pode combinar esses fatores, dependendo da circunstância.
2. Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras. Um bom pedido de desculpas deve deixar evidente que o autor do erro tem consciência do que aconteceu.
3. Peça desculpas pelo que realmente ocorreu. Há uma tendência a se desculpar apenas pelo que se considera mais perdoável. Assim, na melhor das hipóteses, você parecerá não ter percebido a dimensão do problema. Na pior, dará a impressão de ter distorcido a situação intencionalmente.
4. Avalie a necessidade de se desculpar em termos profissionais ou pessoais — ou os dois.
5. Evite a postura defensiva, tentando justificar seu erro. Tenha em mente que o seu objetivo deve ser o de comunicar seu arrependimento. Desvie o foco de você e o direcione para seu interlocutor. Assim, seu pedido tem mais chances de ser bem recebido.
Fonte: HSM Management Update