Veja por autor
A Etiqueta do Networking
Publicado em Sun Feb 22 19:32:00 UTC 2004 - Edição 283Você sabia que 70% das vagas do mercado de trabalho são preenchidas por meio de indicações? Investir na sua rede de contatos é uma atitude fundamental, que pode ser decisiva na hora de tentar uma recolocação profissional ou mudança de emprego. Veja algumas dicas do que é certo ou errado na hora de fazer novos contatos.
Certo:
1. Conhecer pessoas dentro da sua área de atuação e nos setores em que você pretende crescer.
2. Aproximar-se de pessoas com poder de contratação.
3. Transformar o networking em um hábito diário. Ligue, convide para almoçar, conte o que você faz.
4. Mostrar interesse pelos trabalhos e projetos dos colegas.
Errado:
1. Apenas trocar cartões e depois não ligar mais.
2. Ligar só quando necessário. Não cometa o erro de reativar contatos somente para pedir ajuda.
3. Não participar de atividades fora de seu ambiente de trabalho. O happy hour, por exemplo, ajuda a cultivar aliados.
4. Formar grupos apenas com pessoas do mesmo ramo. Conheça profissionais de diferentes áreas de interesse.
5. Ser insistente ou solícito demais e procurar marcar presença o tempo todo. Não "grude" no seu contato.