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Como Reagir a Críticas
Publicado em Sun Oct 28 19:04:00 UTC 2007 - Edição 473 Receber críticas faz parte da vida, principalmente de quem trabalha em equipe ou realiza alguma atividade para o público. Mas lidar com críticas duras é, muitas vezes, um desafio. Veja algumas dicas, segundo o artigo How to Accept Criticism with Grace and Appreciation, publicado pelo Zen Habits.
1. Segure a sua primeira reação – conte até dez, deixe passar duas horas, aguarde para responder só amanhã. Reagir de forma instantânea e de cabeça quente a críticas raramente é a melhor estratégia.
2. Não desperdice o feedback – por mais mal-educada e inapropriada que a crítica seja, ela traz em si algum feedback — sobre o seu serviço, sobre você mesmo ou até sobre a pessoa que está criticando. Identifique-o e atue sobre ele, mesmo que você não vá responder ao autor.
3. Identifique o núcleo da questão – muitas vezes, uma crítica válida vem embalada em uma camada de reclamações ou mesmo ofensas. Identificar e responder somente à crítica que é o centro da questão é uma forma eficiente de dizer ao reclamante que ele não está à altura de ofendê-lo.