Veja por autor
Como Ser um Bom Ouvinte
Publicado em Sun Mar 23 11:00:00 UTC 2008 - Edição 494 Saber ouvir é um requisito essencial para ser um líder melhor e também para interagir com equipes e colaboradores. Veja algumas dicas do site Efetividade.net:
1. Desligue o monitor do computador, feche a porta e mostre que você se preparou para a conversa, deixando claro que leu algum relatório ou pesquisou algo a respeito para poupar o tempo do interlocutor.
2. Concentre-se na conversa, especialmente na sua própria fala. Cuide do tom e da cadência. Evite jargões que não sejam dominados pelo seu interlocutor. Dê atenção à gramática.
3. Use o nome do interlocutor. Mencione o nome de quem estiver falando com você, mas sem forçar a barra. O ponto é não permitir que uma conversa pessoal pareça impessoal — não é tentar fazer com que um discurso impessoal pareça pessoal.
4. Indique claramente que está ouvindo com atenção. Busque e mantenha o contato dos olhos e faça perguntas sobre detalhes do que foi dito ou cite brevemente em suas respostas algumas frases mencionadas pelo interlocutor, para que ele tenha certeza de que você estava mesmo ouvindo.