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Etiqueta no Almoço de Negócios

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Publicado em Sat Jul 06 20:49:00 UTC 2013 - Edição 770
Almoços de negócios são grandes oportunidades para firmar parcerias e aproximar o cliente. No entanto, apesar de ser uma ocasião menos formal que um encontro no escritório, as regras de etiqueta continuam sendo fundamentais. Confira algumas dicas:
 
1. Local: Escolha ambientes acolhedores e mais silenciosos. Perguntar se o cliente tem alguma preferência gastronômica ajuda a evitar gafes e a deixá-lo mais à vontade. 
 
2. Bebidas alcoólicas: Evite. Se o cliente estiver bebendo e oferecer, você pode aceitar, mas apenas beberique, desde que não vá dirigir após o almoço. 
 
3. Celulares: O ideal é desligar o aparelho ou deixá-lo no modo Reunião durante o encontro. Só atenda ligações se for realmente necessário e, mesmo assim, peça desculpas ou avise logo no início que está aguardando um telefonema.
 
4. Assuntos: Quem guia a conversa é o cliente. Se ele o convidou para almoçar, é porque se interessa por seu trabalho. Espere, então, que demonstre isso. Talvez ele prefira iniciar a conversa profissional na hora do café, e não durante o prato principal.
 
5. Postura: Mantenha uma postura profissional. Não queira ser amigo do cliente. Uma coisa é estar próximo e estabelecer empatia, outra coisa é ser íntimo e falar sobre assuntos pessoais. Por último, se tiver dúvida sobre quem pagará a conta, lembre-se de que o responsável será sempre quem fez o convite para reunião.

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