Veja por autor
Os Cinco Pecados da Recolocação Profissional
Publicado em Sun Jul 05 12:03:00 UTC 2009 - Edição 561Encontrar uma nova oportunidade no mercado pode se tornar uma verdadeira saga, sobretudo em tempos de crise. Veja os cinco pecados capitais que podem dificultar uma recolocação.
1. Falta de foco – Antes de sair em busca de um emprego, defina com clareza qual cargo pretende conseguir, em que ramo de atuação, onde e com que remuneração.
2. Currículo – Deve ser sóbrio, em papel A-4, ter até duas páginas, demonstrar o foco do candidato e resumo adequado de suas qualificações. Não se devem omitir informações como idade e outros dados importantes.
3. Entrevista – Falar demais ou falar de menos incomoda os recrutadores, chegar atrasado é imperdoável, falta de higiene pessoal é eliminatória, não saber expor a história profissional é inaceitável e contar detalhes não pedidos é problema.
4. Divulgação – Trace uma estratégia que envolva resposta a anúncios de jornais e revistas, utilização de headhunters, pesquisa nos cadastros de empresas de recolocação, networking, entre outras ações.
5. Plano de contingência – Não fique em casa esperando o telefone tocar. Tenha um plano que o ajude a manter a sua autoestima e até mesmo ganhar algum dinheiro enquanto o novo emprego não vem. Aceitar a situação de desempregado e habitar uma "zona de conforto" é um pecado para a recolocação.