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O Google e os Smartphones
Priorização dos sites adaptados aos celulares vai afetar diretamente a visibilidade das empresas no buscador. Publicado em Sat May 09 12:00:00 UTC 2015 - Edição 866Já está em operação o novo sistema do Google que vai priorizar nos resultados os sites compatíveis com aparelhos móveis nas buscas feitas a partir desses dispositivos. A mudança tem uma lógica simples. Segundo dados do próprio Google, mais de 60% das consultas já são feitas pelos smartphones. O que fazer diante dessa mudança? A primeira medida é ter um site compatível com dispositivos móveis para não perder a posição já conquistada para os concorrentes e melhorar a posição em relação aos que não se adaptarem.
Mas não basta ser apenas compatível, pois tanto a versão para smartphones quanto a versão para computadores e para tablets precisam estar também otimizadas para se obter o melhor resultado. Estamos falando de SEO (Search Engine Optimizer), uma técnica que permite aos buscadores, e não somente ao Google, entender melhor um site e dar a devida relevância a ele nos resultados. Buscar uma informação na internet, por exemplo, é o mesmo que entrar numa biblioteca para procurar um livro. Se não houver uma ordenação básica — seja alfabética, por tema, por data —, encontrar o que se deseja fica mais difícil.
Basicamente, a técnica de SEO pode ser classificada em duas camadas que se completam: código e conteúdo. Dentre as diversas técnicas, as mais essenciais são: composição do título da página, composição do nome do arquivo e descrição adequada dos produtos. Se um site trata sobre imóveis, por exemplo, o título das páginas deve ter informações relevantes sobre esse tipo de produto. Exs.: Localização | Qtd. de Quartos | Nome do Imóvel. A composição do nome do arquivo deve também estar alinhada com o título da página: www.nomedaconstrutora.com.br/recife-boaviagem-03quartos-nomedoimovel.html. Sem essa organização, os sistemas de busca terão mais dificuldade em encontrar o produto.
A descrição adequada dos produtos deve considerar a precisão, a objetividade e a prioridade. Em outras palavras, voltando ao exemplo do site de imóveis, a palavra imóvel e seus tipos — tais como apartamento, casa, flat, terreno — precisam estar presentes no texto. Ou seja, quanto mais preciso, melhor. A partir dessa constatação, é necessário dar objetividade à descrição. Para isso, é importante conhecer bem o produto e saber como ele é procurado pelos seus interessados, não perdendo tempo com informações sem relevância.
É preciso também dar prioridade à descrição. Uma maneira simples é colocar em primeiro lugar as informações mais importantes, associando com outras que completam o seu sentido. Uma boa descrição de imóvel pode ser composta por: localização + quantidade de quartos + quantidade de garagem + preço + demais informações. Ex.: Localizado em Santo Amaro, Recife, o Edifício XYZ possui apartamentos de 2 ou 3 quartos, com 1 suíte, 2 vagas de garagem e tem preços a partir de R$ … Com área de lazer entregue equipada — composta por piscina adulto e infantil, minicampo, salão de jogos e fitness —, é uma ótima opção para quem procura morar perto do centro.