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Redesign de Marcas (1/4)

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Publicado em Sun Jun 09 23:21:00 UTC 2002 - Edição 194

A marca é o maior patrimônio de muitas empresas. Para cuidar bem dela, faz-se necessária uma preocupação constante com a imagem e uma atenção especial ao Design, considerado hoje uma ferramenta estratégica no processo de gestão de marcas. A Coluna Desafio 21 inicia hoje uma série de matérias sobre o assunto. A série é baseada em um trabalho acadêmico do designer Ricardo Notari Peixinho, integrante da Multidesign, empresa associada à Rede Gestão, apresentado ao programa de pós-graduação em Design da UFPE. Nas próximas quatro semanas, ele vai abordar a importância do Redesign na construção da competitividade das empresas, mostrando como, quando e por que as organizações devem promover mudanças e atualizações em suas marcas.

 

A afirmação de que "algumas marcas se transformam em ícones culturais que transcendem as empresas" mostra a força que algumas delas exercem sobre nossa sociedade de consumo, onde os produtos estão cada vez menos concretos (físicos) e cada vez mais conceituais (intangíveis). Essa nova realidade, associada a transformações sociais, culturais, econômicas e morais, tem feito com que muitas empresas busquem mudanças em sua forma de comunicação e em suas marcas — o que chama-se de Redesign.

 

Para se ter uma idéia, no Brasil, nos últimos vinte anos, dezesseis dos vinte maiores bancos fizeram alterações em suas marcas, assim como todas as dez maiores empresas seguradoras e dez entre as quinze maiores empresas de serviços.

 

O Redesign é o ato de repensar, reprojetar, recriar algo que já foi concebido e formatado anteriormente. É comum que alguns fatores levem ao enfraquecimento ou, até mesmo, a uma perda total na imagem de algumas corporações, fazendo com que sejam necessárias modificações em sua imagem institucional. Alguns desses fatores são: (1) mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade que não foram acompanhadas pela empresa; (2) fusões, incorporações e compras de empresas; (3) movimentos da concorrência, como lançamento de novos produtos e serviços ou mudanças na sua imagem; (4) novas estratégias de mercado, visando redirecionar produtos e serviços ou alcançar novos públicos; (5) uma nova atitude em Marketing, entre outros.

 

Na próxima semana, vamos ver os diferentes graus de transformações pela quais uma marca pode passar num processo de Redesign.


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