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Redesign de Marcas (3/4)

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Publicado em Sun Jun 23 23:37:00 UTC 2002 - Edição 196

Os objetivos de um processo de Redesign são os mais variados possíveis e dependem de cada caso. É importante que as empresas não tenham medo de mudar ao detectar problemas em sua comunicação, desde que essa mudança seja feita e acompanhada por profissionais especializados na condução de todo o processo.

 

De acordo com o designer Ricardo Notari Peixinho da MultiDesign, autor do trabalho em que se baseia a presente série sobre Redesign de Marcas, um trabalho eficiente de Redesign permite, entre outros ganhos:

 

1. Visualizar os novos conceitos e objetivos da empresa.

 

2. Corrigir distorções que o tempo cria em relação à imagem da empresa.

 

3. Tornar visível, para o mercado, os avanços tecnológicos e a melhoria de produtos e serviços da empresa.

 

4. Otimizar custos gerados por uma estratégia de comunicação errada.

 

5. Gerar novos mercados e oportunidades.

 

6. Resolver problemas de imagem de empresas que buscam espaço nos mercados globalizados.

 

7. Acompanhar as mudanças culturais e econômicas ocorridas na sociedade, respondendo aos anseios e às expectativas de seu público.

 

8. Criar, através da marca, um vínculo entre a empresa e seus consumidores, baseado na qualidade e na confiança.

 

A idéia principal que deve ser absorvida é a de que qualquer mudança a ser feita na marca, seja ela sutil, parcial ou total, deve antes ser conceituada. Só assim é possível deixar claro aonde se quer chegar e quais os objetivos a serem atingidos. Outro ponto é que, na prática, não existem regras predefinidas para a execução de um projeto de Redesign, pois cada empresa apresenta características particulares e relações diferentes com o seu público.

 

A conclusão a que podemos chegar é de que "Não existem grandes produtos sem grandes marcas", como afirma recente campanha publicitária, mas também "Não existem grandes marcas sem grandes designers".


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