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Os Impactos da BR-232
Publicado em Mon Jul 22 00:41:00 UTC 2002 - Edição 200A duplicação da BR-232, ligando o Recife a Caruaru, vai aumentar a concorrência e, conseqüentemente, a competitividade das empresas e municípios da região. Essa é um das conclusões da pesquisa BR-232 e os Impactos nos Negócios, realizada pelo Instituto de Tecnologia em Gestão (INTG), Núcleo Caruaru, com o apoio da E&R Consultoria. Na percepção da maioria dos 68 empresários e doze representantes de organizações e associações de classe ouvidos na pesquisa, a rodovia trará vantagens para suas empresas, segmentos de negócio, para Caruaru e também para Pernambuco.
De acordo com a consultora Edna Monteiro, da E&R, coordenadora da pesquisa, os entrevistados demonstraram bastante otimismo em relação aos impactos gerados pela 232. Para eles, a aproximação dos mercados de Caruaru e Recife vai influenciar e intensificar os padrões de competitividade local. "Para aumentar essa competitividade, é necessário reforçar uma ação estruturada entre empresas, entidades empresariais e setor público", ressalta Edna, destacando a importância da articulação entre todos os setores.
Na opinião dos empresários, a ampliação do mercado é a principal vantagem trazida pela duplicação da rodovia, tanto para o seu negócio (47%) como para o segmento (39,7%). Para 50% dos entrevistados, a principal vantagem para Caruaru é o aumento do potencial de desenvolvimento da cidade. A maioria dos empresários (42,6% e 50%) não conseguiu apontar nenhuma desvantagem para a sua empresa e seu segmento, respectivamente. Mas 36,8% e 29,4% apontaram o aumento da concorrência como uma ameaça trazida pela nova rodovia.
Os empresários também afirmaram que precisam adotar algumas medidas específicas para potencializar essas vantagens e minimizar os riscos. Entre elas, a melhoria no atendimento (29,4%), a modernização da infra-estrutura e o reforço da competitividade (27,9%). Outras ações, na opinião dos entrevistados, dependem dos governos — como a melhoria da infra-estrutura, o desenvolvimento estruturado da cidade e a conservação da rodovia.
A pesquisa contou, de forma pioneira em Caruaru, com o patrocínio de diversas empresas, como Bonanza Supermercados, Caixa Econômica Federal (Agência Caruaru), Casa de Saúde Santa Efigênia, Agreste Veículos, Cavel, Mandacaru Motor, Motorac, Novacar, Grupo Luzarte Estrela, Movimento Pólo Caruaru, Rádio Liberdade de Caruaru, Rodoviária Caruaruense, Shopping Center Caruaru e TV Asa Branca.