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Melhorando o Desempenho da Empresa

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Publicado em Sun Feb 16 20:55:00 UTC 2003 - Edição 230

Para muitas empresas, conseguir bons resultados em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo é um grande desafio. Claro que não há receitas prontas nem fórmulas mágicas para o sucesso. Mas alguns princípios básicos, comuns à grande maioria das organizações bem-sucedidas, apontam qual o caminho mais adequado a seguir. Veja algumas ações que podem ajudar empresas de qualquer porte ou área de atuação a melhorar o seu desempenho:

 

 1. Profissionalizar a Gestão
As empresas que querem ser bem-sucedidas devem manter em seus quadros gerentes ou executivos competentes para produzir resultados, lidar com gente e proceder às mudanças necessárias em tempo hábil.

 

2. Reduzir os Custos
Com a ampliação da concorrência, quem pretende manter e ampliar seu mercado deve cuidar de ir cortando todo custo que não agrega valor ao produto e eliminando obsessivamente desperdícios.

 

3. Ampliar a Sintonia com o Cliente
Num ambiente onde o consumidor tem cada vez mais opções, as empresas que pretendem ser bem-sucedidas devem cuidar de ir "fidelizando" o cliente, oferecendo vantagens diretas pela preferência e desobstruindo os canais de comunicação para ouvir sua opinião (e principalmente sua reclamação), o mais on line possível. Afinal, "cliente calado é cliente perdido."

 

4. Incentivar a Produtividade
As empresas que querem ser bem-sucedidas e vender mais devem cuidar de implantar sistemas de participação em resultados e de remuneração variável para estimular a capacidade empreendedora dos empregados. Afinal, a verdadeira âncora produtiva num negócio é a perspectiva de apropriação de uma parte do resultado conseguido pelos que ajudaram a construí-lo.

 

5. Acompanhar Atentamente a Concorrência
As empresas que pretendem bom desempenho devem promover um verdadeiro "monitoramento" do que está fazendo o concorrente. Com a atual velocidade das mudanças e mobilidade dos mercados, um cochilo pode ser fatal. Não podem dar-se ao luxo de, de repente, serem surpreendidas com a ausência do cliente "que estava aqui" e agora não está mais. Reconquistá-lo é muito mais caro do que impedir que o concorrente o conquiste.

Fonte: Gestão Hoje
(www.gestaohoje.com.br)


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