Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Importância da Gestão Financeira

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 23 17:54:00 UTC 2003 - Edição 231

Por mais eficiente que seja uma empresa, dificilmente ela terá chances de crescer e tornar-se competitiva se não se preocupar com um aspecto fundamental: a gestão financeira. Em um mercado em que a concorrência é cada vez mais acirrada, manter um controle financeiro rigoroso pode fazer toda a diferença. "Uma gestão financeira adequada reforça a habilidade do empresário em fazer negócios, permitindo que o dinheiro gerado seja melhor utilizado", destaca o consultor Guilherme Maciel, da TGI Consultoria em Gestão, integrante da Rede Gestão.

 

Segundo o consultor, são muito poucos os negócios que, hoje, permitem largas margens de lucro. Na maioria das vezes, é preciso ter os custos rigorosamente sob controle para sustentar preços competitivos, daí a importância de uma gestão financeira eficiente. Guilherme alerta, entretanto, que é preciso pensar em um novo modelo, capaz de eliminar alguns vícios e "pecados" clássicos, como burocracia e processos demorados, complicados ou excessivamente formais, sem a agilidade naturalmente exigida pelo negócio.

 

"Sabemos que uma gestão financeira é complexa, mas não tem que ser complicada", afirma. Segundo ele, um sistema eficiente deve ter como principais marcas de qualidade:

 

1- Visibilidade do caminho do dinheiro: todas as informações precisam estar identificadas e alocadas corretamente, para que seja possível analisar e entender as "causas" de eventuais dificuldades ou os pontos onde será preciso ter mais controle, melhorar resultados, investir, etc.

 

2- Previsibilidade e acompanhamento de contas: devem-se fazer orçamentos das contas básicas (receita, despesa e investimento) que sirvam como instrumento para orientar o uso dos recursos financeiros da empresa. O estudo das diferenças entre o orçado e o realizado é fundamental para que se possam atingir as metas estabelecidas ou modificá-las.

 

3- Nitidez dos resultados: as informações devem ser utilizadas para decisão e gestão do negócio. Conhecer financeiramente a empresa possibilita melhor aproveitamento de oportunidades porque mostra a disponibilidade de recursos e os momentos mais adequados para fazer investimentos.

 

4- Complexidade com simplicidade: é importante criar instrumentos, implantar rotinas e fazer acordos de funcionamento descomplicados e que assegurem o registro correto das informações.

 

5- Agilidade de organização e processamento das informações e decisões: a velocidade com que as variáveis financeiras acontecem exige do setor, além de simplicidade e registro seguros, rapidez na organização e no processamento das informações para que possam auxiliar o processo decisório no momento adequado.

 

"Um sistema eficiente de gestão financeira permite à empresa ter sempre à mão informações estratégicas e manter sob controle sua real situação financeira, evitando ser surpreendida pelos altos e baixos do mercado. Assim, é possível traçar seu planejamento, construir metas e prioridades, sempre a partir de informações financeiras confiáveis", observa o consultor.


Rede Gestão