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Sua Empresa Está Pronta para a Terceirização Eficiente? (1/2)

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Publicado em Sun Aug 17 18:53:00 UTC 2003 - Edição 256

Recentemente, realizando uma seleção de alternativas para a Gestão em uma indústria, deparamos com a terceirização como a opção mais econômica e que poderia, ao mesmo tempo, trazer vantagens competitivas.

 

A terceirização mostrou-se como uma iniciativa adotada pelas melhores empresas do mundo, mas, no caso citado, a oferta do provedor do serviço e a necessidade de uma reestruturação dos processos internos e da tecnologia da informação tornaram-se uma barreira interna temporária à aplicação dessa solução.

 

A pressão por fazer mais por menos força os gestores a buscarem alternativas para tornar suas atividades mais eficazes, e a terceirização é, logicamente, uma boa opção a ser considerada.

 

Segundo Peter Druker, a terceirização é uma prática que só tende a crescer no futuro, pois cada vez mais fica inviável para as empresas absorverem todas as atividades necessárias a sua operação. A razão para tal é que o conhecimento necessário a qualquer atividade tornou-se altamente especializado, e manter equipes especializadas para cada função da empresa tornará impossível, ou muito caro, alcançar o nível de profissionalismo que o mercado exige, devido à demanda esporádica por tais habilidades.

 

Outro fator determinante é a queda dos custos de comunicação que tornam possível desintegrar atividades a um custo reduzido, mantendo centros especializados atendendo a vários clientes espalhados geograficamente. Entre as empresas líderes nos Estados Unidos, a terceirização é uma prática comum e tem se mostrado eficaz na meta das empresas de alcançarem seus objetivos estratégicos, segundo a pesquisa Census of Manufacturers, realizada pela Industryweek em 2002, com as melhores empresas daquele país.

 

Entre as áreas mais terceirizadas, em parte ou totalmente, nas empresas, os transportes apresentam índices na ordem de 70%. Índices elevados de terceirização nessa área se justificam pela elevada necessidade de reduzir custos, evitar investimentos e se concentrar no foco principal das empresas.

 

Outras áreas que também estão entre as que mais são terceirizadas são, pela ordem: Produção (60%), Manutenção (45%), Tecnologia da Informação (43%), Armazenagem e Distribuição (32%) e, por último, Suprimentos (18%).

 

A terceirização é utilizada em larga escala pelas empresas líderes e, se bem aplicada, traduz-se em uma alavanca para sustentar e ampliar a performance das empresas.

 

Uma terceirização que se traduz em resultados eficazes é baseada em relacionamentos profundos entre a empresa contratante e o provedor. Cada vez mais aumenta a pressão pela logística integrada, e uma visão colaborativa entre a empresa e seus provedores de serviços e produtos deve ser pensada com uma forma de melhorar a eficiência de toda a cadeia.

 

Os níveis de serviços exigidos devem ser de conhecimento de todos, bem como a forma de remuneração. Esta deve ser baseada numa relação ganha–ganha, pois só assim o relacionamento entre as partes será duradouro e efetivo.

 

As informações devem ser compartilhadas por todos os envolvidos, bem como os ganhos de cada um devem ser bem determinados.

 

Se a parceria entre as empresas é completa, indo do planejamento até a análise de performance, todos sabem o que é esperado deles e como podem contribuir para o sucesso da relação.


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