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O Poder de Sedução das Embalagens

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Publicado em Sun Nov 02 19:28:00 UTC 2003 - Edição 267

Elas estão em toda parte, desde os primórdios do mundo. As primeiras nem foram criadas pelo homem, mas, sim, pela natureza. Hoje, tornaram-se um diferencial de muitas empresas no mercado e um item fundamental para todos os que querem encantar e conquistar o consumidor com o seu produto. É a embalagem. “Tratar de vendas no varejo hoje, sem levar em conta qualidade de embalagem, é como dirigir um carro sem volante”, compara o designer Ricardo Notari Peixinho, da MultiDesign, integrante da Rede Gestão.

 

Especialista no assunto - sua empresa já criou embalagens para marcas como Baterias Moura, Bompreço, Usina Coruripe, D’oxido, Açúcar e Álcool Camaçari, Metallouça, Palmeiron e Cucina De Carli -, Peixinho vai fazer uma palestra sobre o tema na Feira Internacional da Alimentação (Fispal Recife), que acontece de 04 a 07 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Não é à toa que o assunto vem despertando tanto interesse. Uma embalagem adequada, diz ele, ajuda não apenas a alavancar as vendas de um produto, mas também a consolidar a marca, funcionando como um aspecto fundamental na fidelização dos consumidores.

 

“A natureza tem exemplos perfeitos de embalagens”, assinala o designer. O que dizer do coco? Resistente a altas e baixas temperaturas, pode ser consumido na própria embalagem, vem com duas opções de consumo (água e polpa) e é totalmente reciclável, já que todas as suas partes podem ser reaproveitadas. No entanto, mesmo a perfeição da natureza tem que se adaptar às exigências crescentes de um mercado cada vez mais competitivo. “A busca por embalagens mais sofisticadas e atraentes é uma realidade, hoje, para qualquer empresa”, afirma.

 

Segundo Peixinho, ter um produto de alta qualidade e tecnologia não é mais suficiente. Esses e outros atributos têm que estar visíveis aos olhos dos clientes de forma clara, coerente e atrativa. “Quem, quando criança, nunca se encantou com aquela embalagem colorida de doce no supermercado ou ficou maravilhado com o frasco de shampoo que era mais para brincar que para lavar a cabeça?”. Na opinião do designer, uma boa embalagem deve ter um alto poder de sedução para despertar o interesse do consumidor, se destacar da concorrência e alcançar seu maior objetivo: a venda.

 

“Todas as empresas líderes em seus segmentos, com raras exceções, estão atentas ao posicionamento de sua imagem, atualizando permanentemente suas embalagens e oferecendo produtos novos e diferenciados aos seus consumidores. É imprescindível que esse trabalho, de altíssima responsabilidade, seja executado por profissionais capacitados e experientes, que estejam comprometidos com o sucesso da empresa”, destaca.

 

O designer, profissional especializado no desenvolvimento de embalagens, deve ser parceiro da empresa e participar, junto com ela, na elaboração das estratégias de desenvolvimento, produção, estocagem, logística, vendas, descarte e reciclagem de novos produtos. O objetivo final deve ser não apenas ter sucesso nas vendas - embora seja um dos mais importantes -, e sim consolidar a marca do produto/empresa na mente dos consumidores. “Assim é possível construir uma imagem positiva, de credibilidade, que, gerenciada de forma correta, pode, e deve, ser transferida para outros produtos e serviços da empresa”.


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