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6º Mandamento da qualidade:
Publicado em Sun Nov 01 16:05:00 UTC 1998 - Edição 8
Gerência de processos
Empresas competitivas procuram especificar de forma eficiente os seus processos. Numa visão geral, busca-se, em primeiro lugar, conhecer quem são os Clientes e os Produtos/Serviços a eles oferecidos. Além disso, é preciso também saber quem são, com clareza, seus Fornecedores e conhecer todos os Insumos recebidos deles. Cumprida esta etapa, a organização pode, então, ser subdividida em várias Unidades de Negócio que devem, por sua vez, também buscar com clareza o conhecimento da sua cadeia Cliente/Fornecedor. O objetivo final é que cada pessoa na instituição saiba quais são seus clientes, internos ou externos, e que produtos/serviços eles esperam receber.
Essa forma de trabalho traz inúmeros facilitadores para a gestão: (1) integração entre os setores; (2) visibilidade da importância de cada área e, até, de cada pessoa na empresa; (3) estabelecimento de indicadores de desempenho; (4) mais objetividade do processo de capacitação; (5) ampliação das competências, com foco no processo total; (6) mais visibilidade dos custos; (7) base confiável para remuneração variável; e (8) comprometimento maior com os resultados.
Esta abordagem não comporta contra-indicação. Se aplicada com cuidado, beneficia a todos : empreendedores, empregados e, em especial, o cliente.
Empresas competitivas procuram especificar de forma eficiente os seus processos. Numa visão geral, busca-se, em primeiro lugar, conhecer quem são os Clientes e os Produtos/Serviços a eles oferecidos. Além disso, é preciso também saber quem são, com clareza, seus Fornecedores e conhecer todos os Insumos recebidos deles. Cumprida esta etapa, a organização pode, então, ser subdividida em várias Unidades de Negócio que devem, por sua vez, também buscar com clareza o conhecimento da sua cadeia Cliente/Fornecedor. O objetivo final é que cada pessoa na instituição saiba quais são seus clientes, internos ou externos, e que produtos/serviços eles esperam receber.
Essa forma de trabalho traz inúmeros facilitadores para a gestão: (1) integração entre os setores; (2) visibilidade da importância de cada área e, até, de cada pessoa na empresa; (3) estabelecimento de indicadores de desempenho; (4) mais objetividade do processo de capacitação; (5) ampliação das competências, com foco no processo total; (6) mais visibilidade dos custos; (7) base confiável para remuneração variável; e (8) comprometimento maior com os resultados.
Esta abordagem não comporta contra-indicação. Se aplicada com cuidado, beneficia a todos : empreendedores, empregados e, em especial, o cliente.