Veja por autor
8º Mandamento da qualidade:
Publicado em Sun Nov 15 16:13:00 UTC 1998 - Edição 10
Disseminação de informações
Há uma maior incidência de sucesso nas instituições e profissionais que planejam seus futuros, não ficando à mercê do acaso. Pode-se definir o futuro como o destino de uma viagem iniciada no presente, através de caminhos que nem sempre são os mesmos planejados no início da viagem. Quanto maior for a disseminação de informações e a participação das pessoas, maior será o nível de comprometimento e as chances de sucesso.
O conhecimento do negócio, da missão, do ambiente externo (oportunidades e ameaças), do ambiente interno (forças e fraquezas) e dos problemas, de forma compartilhada, dá uma melhor caracterização de onde realmente se está no presente. A construção da visão e dos objetivos estratégicos por parte dos colaboradores, possibilita suas inserções, de forma comprometida, no futuro almejado. A definição das diretrizes estratégicas projeta os possíveis caminhos a serem perseguidos. A monitoração sistemática das diretrizes e rotinas, de forma colegiada nas várias instâncias decisórias, tomando como base a comparação entre as ações planejadas nas diretrizes e os indicadores de desempenho das rotinas, possibilita manter a viagem rumo ao futuro de forma minimamente sob controle, identificando, inclusive, caminhos alternativos melhores que os planejados inicialmente. Nada disso pode ser feito sem informações de boa qualidade e adequadamente disseminadas.
Externamente, a comunicação (troca de informações) constante com os clientes efetivos e potenciais, acompanhando seus níveis de satisfação em relação aos produtos e serviços ofertados, possibilita os ajustes necessários, de forma precoce, quanto ao futuro perseguido.
Há uma maior incidência de sucesso nas instituições e profissionais que planejam seus futuros, não ficando à mercê do acaso. Pode-se definir o futuro como o destino de uma viagem iniciada no presente, através de caminhos que nem sempre são os mesmos planejados no início da viagem. Quanto maior for a disseminação de informações e a participação das pessoas, maior será o nível de comprometimento e as chances de sucesso.
O conhecimento do negócio, da missão, do ambiente externo (oportunidades e ameaças), do ambiente interno (forças e fraquezas) e dos problemas, de forma compartilhada, dá uma melhor caracterização de onde realmente se está no presente. A construção da visão e dos objetivos estratégicos por parte dos colaboradores, possibilita suas inserções, de forma comprometida, no futuro almejado. A definição das diretrizes estratégicas projeta os possíveis caminhos a serem perseguidos. A monitoração sistemática das diretrizes e rotinas, de forma colegiada nas várias instâncias decisórias, tomando como base a comparação entre as ações planejadas nas diretrizes e os indicadores de desempenho das rotinas, possibilita manter a viagem rumo ao futuro de forma minimamente sob controle, identificando, inclusive, caminhos alternativos melhores que os planejados inicialmente. Nada disso pode ser feito sem informações de boa qualidade e adequadamente disseminadas.
Externamente, a comunicação (troca de informações) constante com os clientes efetivos e potenciais, acompanhando seus níveis de satisfação em relação aos produtos e serviços ofertados, possibilita os ajustes necessários, de forma precoce, quanto ao futuro perseguido.