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10º Mandamento da qualidade:
Publicado em Sun Nov 29 16:26:00 UTC 1998 - Edição 12
Não aceitação de erros
"Errar é humano" diz o ditado popular, mas não aceitar o erro, corrigindo-o o quanto antes, é um mandamento essencial para as empresas que procuram ser competitivas. O erro traz: aumento de custo, já que foram gastos tempo e recursos que não atingiram os objetivos esperados; comprometimento da imagem, principalmente na prestação de serviços, quando ocorre na presença do cliente, revelando falta de preparo e de estruturação; e desmotivação, pela criação de um clima de insegurança na equipe.
O melhor a fazer é tratar o erro, ou melhor, a desconformidade, na perspectiva do pensamento estratégico. O primeiro passo é definir, a partir dos clientes externos e internos, os padrões desejados nas especificações, prazos, custos, entrega ou forma de apresentação ("embalagem"). Daí, os processos para produção devem ser, então, definidos ou revisados. Durante a produção, deve-se fazer a comparação permanente com os padrões pré-definidos. As desconformidades podem e devem ser identificadas o quanto antes. É sabido que o custo de um erro é tanto maior quanto mais perto estiver dos passos iniciais do processo.
O envolvimento direto e constante da equipe, em todas as etapas, possibilita um maior comprometimento com os resultados, uma capacitação mais objetiva, o aumento da produtividade e a redução das despesas, já que o investimento na prevenção é sempre menor que o custo da correção.
"Errar é humano" diz o ditado popular, mas não aceitar o erro, corrigindo-o o quanto antes, é um mandamento essencial para as empresas que procuram ser competitivas. O erro traz: aumento de custo, já que foram gastos tempo e recursos que não atingiram os objetivos esperados; comprometimento da imagem, principalmente na prestação de serviços, quando ocorre na presença do cliente, revelando falta de preparo e de estruturação; e desmotivação, pela criação de um clima de insegurança na equipe.
O melhor a fazer é tratar o erro, ou melhor, a desconformidade, na perspectiva do pensamento estratégico. O primeiro passo é definir, a partir dos clientes externos e internos, os padrões desejados nas especificações, prazos, custos, entrega ou forma de apresentação ("embalagem"). Daí, os processos para produção devem ser, então, definidos ou revisados. Durante a produção, deve-se fazer a comparação permanente com os padrões pré-definidos. As desconformidades podem e devem ser identificadas o quanto antes. É sabido que o custo de um erro é tanto maior quanto mais perto estiver dos passos iniciais do processo.
O envolvimento direto e constante da equipe, em todas as etapas, possibilita um maior comprometimento com os resultados, uma capacitação mais objetiva, o aumento da produtividade e a redução das despesas, já que o investimento na prevenção é sempre menor que o custo da correção.