Veja por autor
A importância da gerência visual
Publicado em Sun Dec 06 16:29:00 UTC 1998 - Edição 13
A comunicação desempenha um papel fundamental na gerência. Comunicar-se de forma eficiente com a sua equipe, seja informando metas e objetivos, transmitindo experiências, divulgando índices ou enviando uma mensagem de motivação, é uma exigência fundamental nas empresas competitivas. Nesse contexto, um aliado vem ganhando espaço, a cada dia, nas empresas: o Design. "Trata-se de uma ferramenta de grande importância porque permite criar meios para a transmissão de informações dentro da empresa de maneira clara, rápida e envolvente", analisa o designer Fred Perman, da Herbert Perman, integrante da Rede Gestão.
Definir formas mais eficientes para a comunicação entre a empresa e seus funcionários ou clientes é uma das tarefas do designer. Perman cita como exemplo o projeto de comunicação visual desenvolvido para um de seus clientes uma empresa siderúrgica que precisava inovar na comunicação com seus funcionários. "O nosso desafio era desenvolver projetos de comunicação visual para o público interno, dentro de um conceito global de 'gestão à vista', já em andamento na empresa", explica.
Um dos problemas existentes era a dificuldade de passar, de forma compreensível, as informações gerenciais e institucionais para os funcionários, principalmente para o pessoal de execução. Para solucioná-lo, todos os programas desenvolvidos pela empresa, nas áreas de gestão, manutenção e operações, ganharam logotipos, com o objetivo de criar uma identidade visual forte. Também foi produzido material de divulgação para o público interno, composto por botton, camisa, adesivo para capacete, banners, quadros internos e selo. "A comunicação visual conferiu aos programas maior personalidade e visibilidade, aumentando o engajamento dos funcionários", revela.
Ainda neste projeto, a Herbert Perman criou banners externos e internos com mensagens institucionais, que, colocados em pontos estratégicos, tinham a função de difundir, junto aos funcionários, conceitos considerados fundamentais para a empresa. Outras soluções para a melhoria da comunicação interna também foram adotadas, como um sistema de quadros de avisos com iluminação e projetos de sinalização de toda área da fábrica. Para buscar maior visibilidade da gestão, foram criados painéis externos para que todos os funcionários pudessem acompanhar as metas gerais da empresa e colocados quadros de "gestão à vista" em todas as células.
"Além de democratizar as informações, os quadros atuam como um verdadeiro mural de comunicação e ponto de convergência dos integrantes de cada célula de produção", diz Perman. Apesar do bem sucedido projeto desenvolvido, o designer ressalta que não existe uma solução pronta ou modelo a ser seguido. "O Design pode contribuir de maneira efetiva na melhoria da gestão. O ponto de partida é a discussão sobre os problemas de comunicação na empresa e a participação efetiva dos gerentes", observa.
Definir formas mais eficientes para a comunicação entre a empresa e seus funcionários ou clientes é uma das tarefas do designer. Perman cita como exemplo o projeto de comunicação visual desenvolvido para um de seus clientes uma empresa siderúrgica que precisava inovar na comunicação com seus funcionários. "O nosso desafio era desenvolver projetos de comunicação visual para o público interno, dentro de um conceito global de 'gestão à vista', já em andamento na empresa", explica.
Um dos problemas existentes era a dificuldade de passar, de forma compreensível, as informações gerenciais e institucionais para os funcionários, principalmente para o pessoal de execução. Para solucioná-lo, todos os programas desenvolvidos pela empresa, nas áreas de gestão, manutenção e operações, ganharam logotipos, com o objetivo de criar uma identidade visual forte. Também foi produzido material de divulgação para o público interno, composto por botton, camisa, adesivo para capacete, banners, quadros internos e selo. "A comunicação visual conferiu aos programas maior personalidade e visibilidade, aumentando o engajamento dos funcionários", revela.
Ainda neste projeto, a Herbert Perman criou banners externos e internos com mensagens institucionais, que, colocados em pontos estratégicos, tinham a função de difundir, junto aos funcionários, conceitos considerados fundamentais para a empresa. Outras soluções para a melhoria da comunicação interna também foram adotadas, como um sistema de quadros de avisos com iluminação e projetos de sinalização de toda área da fábrica. Para buscar maior visibilidade da gestão, foram criados painéis externos para que todos os funcionários pudessem acompanhar as metas gerais da empresa e colocados quadros de "gestão à vista" em todas as células.
"Além de democratizar as informações, os quadros atuam como um verdadeiro mural de comunicação e ponto de convergência dos integrantes de cada célula de produção", diz Perman. Apesar do bem sucedido projeto desenvolvido, o designer ressalta que não existe uma solução pronta ou modelo a ser seguido. "O Design pode contribuir de maneira efetiva na melhoria da gestão. O ponto de partida é a discussão sobre os problemas de comunicação na empresa e a participação efetiva dos gerentes", observa.