Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O planejamento por trás da folia

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 14 17:37:00 UTC 1999 - Edição 23
Quem vê o sobe e desce dos foliões pelas ladeiras de Olinda ou a multidão atrás do trios elétricos na avenida Boa Viagem não tem dúvidas de que o Carnaval é sinônimo de festa, descontração e espontaneidade. Mas o que não fica muito claro é que, por trás de toda desorganização aparente, existem dois conceitos básicos que garantem o sucesso da festa - o planejamento e a motivação. "Seja no dia-a-dia de uma empresa ou nos quatro dias de Carnaval estes são fatores fundamentais para que se alcancem os objetivos traçados", analisa Gustavo Tompson, da Inova Ação Consulting, integrante da Rede Gestão.

Observe-se, por exemplo, no nível micro, um grupo de amigos que aluga uma casa em Olinda para passar o Carnaval. Ali estão os mesmos fatores necessários para tornar qualquer projeto bem sucedido em uma organização. "O primeiro de todos os elementos é a motivação", constata Tompson. "Todos mobilizam-se, criam, dividem e realizam tarefas com prazer". De fora, pode-se observar um trabalho bastante planejado, nos mínimos detalhes. Desde a construção coletiva do cenário futuro (aluguel da casa com bastante antecedência), passando pela análise do ambiente externo, pelo reconhecimento das variáveis internas (pontos fortes e fracos da equipe e do projeto), chegando à gestão financeira, com orçamento e fluxo de caixa. "Apesar da estrutura horizontalizada, a monitoração faz com que tudo funcione. Cada um sabe sua missão e, com bastante espaço para criatividade, faz uso de seu próprio estilo", observa. Segundo o consultor, formam-se verdadeiras equipes, identificadas com os propósitos a serem alcançados e com alto nível de prontidão para eventuais necessidades de correção de rumos.

Também no nível macro, pode-se verificar que no Carnaval, há a convivência simbiótica entre estruturas de diversos tamanhos que também se utilizam do planejamento para funcionar melhor. Boa Viagem, com trios elétricos que tornaram-se verdadeiras empresas, sistema de camarotes e arquibancadas, bares, barracas, coletores de latas de alumínio para reciclagem, hotéis, companhias de turismo, etc. O Recife Antigo, ganhando força após o processo de revitalização urbana. Olinda, com seus blocos anárquicos ou tradicionais, bonecos gigantes e fantasias que, a cada ano, dão um show de criatividade e bom humor.

"Um grande desafio seria utilizarmos toda esta capacidade de mobilização, de criatividade e de realização, não apenas no Carnaval, mas também durante o restante dos dias do ano em nossas organizações", sugere o consultor.

Rede Gestão