Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

3ª Lei do Marketing: Mente

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 27 19:41:00 UTC 1999 - Edição 41
"É melhor ser o primeiro na mente do consumidor do que o primeiro no mercado". Não basta simplesmente lançar o primeiro produto de uma categoria. Nem criar uma categoria na qual é possível ser o primeiro (1ª e 2ª Leis do Marketing, da Liderança e da Categoria, apresentadas na duas colunas anteriores). Tudo isso deve ser usado para entrar primeiro na mente das pessoas. Um exemplo: qual a empresa que lançou no mercado o primeiro computador? A IBM, responderiam dez entre dez pessoas. Na verdade, o primeiro computador comercial foi um equipamento chamado Univac, da empresa Sperry Rand. Esse nome soa familiar para alguém? Não, porque, apesar de ter sido o primeiro em sua categoria, eles não lançaram uma campanha maciça, como fez a IBM, para ser a primeira na mente dos consumidores. Da mesma forma, o primeiro computador pessoal foi uma máquina chamada Mits Altair 8800. E quem já ouviu falar dele? Quem primeiro entrou na mente das pessoas foi a Apple, um nome simples, simpático e fácil de lembrar. Essa é a Lei da Mente. "Se quiser causar impressão, não se aproxime devagar, ataque!", lembra Al Ries ao descrever sua terceira lei do marketing. Ser o primeiro a entrar na mente do possível cliente é fundamental para ter sucesso no mundo concorrido de hoje.

Rede Gestão