Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Empresas à frente do seu tempo

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 11 09:45:00 UTC 1999 - Edição 43
Um dos grandes desafios das empresas e organizações, hoje, é conseguir estar à frente do seu tempo, antecipar-se às mudanças do mercado e diferenciar-se da concorrência em um ambiente cada vez mais competitivo. Embora esses princípios sejam praticamente consenso, muitas empresas não conseguem alcançá-los, por um motivo relativamente simples. "Para estarem à frente de seu tempo as organizações precisam, antes de tudo, desvencilhar-se de algumas práticas do passado", analisa a consultora Lília Barbosa da Silva, da JCR & Calado. As mais comuns - e quase sempre fatais - são o paternalismo, a centralização das decisões e informações, o autoritarismo, a manutenção de profissionais inaptos para a função, o imediatismo, e a tomada de decisões e estratégias baseadas no "feeling" do grande mentor do negócio, "o Dono". "Muitas empresas conseguiram crescer, no passado, cultuando esses princípios, mas dificilmente conseguirão manter-se no mercado se não os abandonarem rapidamente", constata.

Mas qual o caminho para superar práticas ainda tão arraigadas na cultura de grande parte das empresas? Para Lília, quem aposta nas mudanças a partir de "soluções" como downsizing ou reengenharia, corre o risco de gastar muita energia para resultados pouco satisfatórios. "O processo de mudança é muito mais profundo", alerta. Apesar de não existir uma receita pronta, alguns passos podem ajudar o empreendedor, executivo, gerente ou funcionário nesse processo.

Para a consultora, a Lição 1 é: ninguém muda a cultura de uma empresa se não procurar mudar também a forma de pensar e agir das pessoas que a compõem. Logo, o primeiro passo é a reeducação, através do treinamento direcionado de acordo com as necessidades de cada membro da organização.

Lição 2: "Não adianta treinar e exigir a criatividade se a maioria dos profissionais passa 90% do seu tempo executando tarefas estressantes", argumenta Lília. O segundo passo, então, é criar um ambiente propício para idéias criativas. Para isso, é fundamental ter processos racionalizados e informatizados. "As pessoas deixarão de ser executoras operacionais para gerirem o processo".

Lição 3: os profissionais precisam acreditar que seus esforços são reconhecidos pela organização e que ambos têm muito a ganhar se estiverem alinhados a um mesmo objetivo. Dessa forma, o terceiro passo é tornar todos na empresa co-participantes dos resultados da organização, através de um programa de remuneração variável justo, atrelado às avaliações de desempenho individual e corporativa.

Para Lília, há ainda uma lição fundamental. "A organização e seus profissionais precisam estar preparados para administrar o que é aparentemente 'inadministrável'. O pulo do gato é conseguir ser o mentor das mudanças na sua área de atuação e, por que não, reinventar o seu setor. Só assim, você estará contribuindo para a sua empresa estar à frente do seu tempo".

Rede Gestão