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8ª Lei do Marketing: Extensão de linha
Publicado em Sun Aug 01 09:54:00 UTC 1999 - Edição 46
Al Ries, nas suas "Consagradas Leis do Marketing", alerta para uma das leis mais desobedecidas: a da extensão de linha. "Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio líquido da marca". Um dia, a empresa concentra sua marca em um produto bastante rentável. No dia seguinte, confiando no sucesso alcançado, a mesma empresa quer abarcar muitos produtos com a mesma marca e termina perdendo dinheiro. Alguns exemplos clássicos de empresas que procuraram ampliar sua linha de produtos e amargaram fracassos retumbantes: o perfume Chanel para homens; as meias-calça Bic; a colônia Adidas; o vinho Pierre Cardin; os sapatos Levi's. Quando se procura ser tudo para todos, é inevitável acabar em dificuldades. Prefira ser forte em algum lugar do que fraco em toda a parte. Hoje em dia, "menos é mais". Quem quiser ser bem sucedido tem que estreitar o foco para assumir uma posição na mente do cliente que se quer atingir.
As evidências estão aí. Invariavelmente, o líder de qualquer categoria é uma marca que não é extensão de linha.
As evidências estão aí. Invariavelmente, o líder de qualquer categoria é uma marca que não é extensão de linha.