Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A ética como vantagem competitiva

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 05 10:06:00 UTC 1999 - Edição 51
Durante muito tempo, tornou-se lugar comum comparar o ambiente dos negócios a um campo de batalha ou a uma selva. Muitas empresas, na luta pela vitória ou em busca da sobrevivência, apostavam no "vale-tudo" e nem sempre tinham entre suas prioridades uma conduta baseada em princípios éticos como o respeito ao consumidor, o cumprimento à legislação trabalhista ou a preocupação com a preservação ambiental, por exemplo. Cada vez mais, essa imagem faz parte do passado. Adotar padrões éticos claros nos negócios é uma tendência cada vez mais comum entre as organizações preocupadas com a sua capacidade competitiva. Manter um relacionamento pautado pela ética com clientes, fornecedores, sócios, funcionários e com a sociedade em geral é um requisito essencial para ter credibilidade, construir uma imagem positiva e competir com sucesso, conquistando um lugar no mercado.

"Além de ser um princípio básico da democracia, a ética nas relações começa a ser uma vantagem competitiva para as empresas que fazem do respeito aos clientes, fornecedores e concorrentes, uma marca de sua atuação", analisa o consultor Francisco Cunha, diretor da TGI e integrante da Rede Gestão. Não se trata apenas de retórica. Adotar padrões éticos significa construir relações duradouras e obter bons negócios a longo prazo. A empresa que consegue ganhos rápidos tirando vantagens de clientes ou fornecedores pode até contabilizar lucros imediatos, mas estará comprometendo sua imagem e anulando a possibilidade de construir relações ou parcerias sólidas nos seus negócios.

Para Sandra Camelo, consultora Sênior da JCR & Calado, as empresas devem tentar responder a três perguntas para avaliar se estão seguindo padrões éticos: (1) Meus funcionários têm o sentimento de que são realmente necessários para o futuro e o sucesso contínuo da minha empresa? (2) Meus clientes têm o sentimento de que são importantes e valiosos? (3) Meus fornecedores me vêem muito mais do que um simples cliente, ou seja, me vêem como um parceiro em nossas negociações?

Sandra acredita que é essencial, para a gestão moderna, criar relacionamentos éticos no dia-a-dia dos negócios. "Não há outro caminho para o sucesso", determina.

Rede Gestão