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As profissões e as novas tecnologias
Publicado em Sun Sep 12 10:07:00 UTC 1999 - Edição 52
A revolução provocada pelo desenvolvimento de novas tecnologias neste final de século atingiu em cheio as profissões. Algumas desapareceram, outras surgiram e a grande maioria sofreu algum tipo de transformação nesses tempos de tecnologia digital. A Internet é uma das principais responsáveis por esse novo quadro - é consenso que poucas profissões vão conseguir passar incólumes ao impacto causado pela grande rede. Quem souber tirar vantagem dos inúmeros recursos oferecidos pela Internet sairá ganhando, já que a World Wide Web encerra infinitas possibilidades no campo profissional. Mas é preciso estar atento para uma evidência: "Nem a Internet nem qualquer outra tecnologia que venha a ser desenvolvida deve substituir por completo a importância do contato pessoal nas relações profissionais", alerta a consultora Elane Cabral, da Agilis Consultoria, empresa especializada em seleção de pessoal e integrante da Rede Gestão.
Para Elane, a era da comunicação virtual sela o desaparecimento de pelo menos um tipo de profissional o intermediário. As organizações vão estar cada vez mais próximas dos clientes na hora de fechar negócios, vender produtos ou serviços. A tendência é que as empresas disponibilizem na Internet um número cada vez maior de produtos, sem a participação do corretor, vendedor, contato ou outro profissional que durante décadas intermediou essa relação. "Nos casos onde o atendimento não atua como diferencial, a tendência é o aumento dos negócios on line, diretamente com o cliente final", constata a consultora.
Ao mesmo tempo, ganham importância estratégica nas empresas os profissionais responsáveis pelas informações digitais. Com o crescimento das bases de dados, é essencial que as organizações possam acessar com facilidade e eficiência informações úteis, em especial as que influem diretamente na gestão e no processo de tomada de decisões. "Os profissionais que lidam com os data warehouses das empresas devem manter-se em alta no mercado", avalia Elane.
A popularização da Internet vem trazendo a reboque um fenômeno um tanto polêmico. É cada vez mais comum encontrar na grande rede profissionais das mais variadas formações - de advogados a psicólogos, de sociólogos a médicos - atendendo seus clientes on line. Para Elane, a Internet pode, em algumas áreas, até complementar a atuação de alguns profissionais, mas nunca substituir totalmente o atendimento convencional. "É difícil imaginar que um terapeuta possa obter os mesmos resultados atendendo seus clientes através do computador", exemplifica a consultora. "Em algumas áreas, por mais avançados que sejam os recursos, a tecnologia nunca vai conseguir substituir o contato pessoal entre o profissional e seu cliente". O mais indicado, segundo a consultora, é avaliar cuidado-samente como as novas tecnologias podem transformar-se em aliadas na carreira ou vida profissional de cada um. Nem ignorá-las, o que fatalmente colocaria o profissional à margem do mercado nem superestimá-las, comprometendo, em alguns casos, sua imagem, sua credibilidade no mercado e, principalmente, o produto final.
Para Elane, a era da comunicação virtual sela o desaparecimento de pelo menos um tipo de profissional o intermediário. As organizações vão estar cada vez mais próximas dos clientes na hora de fechar negócios, vender produtos ou serviços. A tendência é que as empresas disponibilizem na Internet um número cada vez maior de produtos, sem a participação do corretor, vendedor, contato ou outro profissional que durante décadas intermediou essa relação. "Nos casos onde o atendimento não atua como diferencial, a tendência é o aumento dos negócios on line, diretamente com o cliente final", constata a consultora.
Ao mesmo tempo, ganham importância estratégica nas empresas os profissionais responsáveis pelas informações digitais. Com o crescimento das bases de dados, é essencial que as organizações possam acessar com facilidade e eficiência informações úteis, em especial as que influem diretamente na gestão e no processo de tomada de decisões. "Os profissionais que lidam com os data warehouses das empresas devem manter-se em alta no mercado", avalia Elane.
A popularização da Internet vem trazendo a reboque um fenômeno um tanto polêmico. É cada vez mais comum encontrar na grande rede profissionais das mais variadas formações - de advogados a psicólogos, de sociólogos a médicos - atendendo seus clientes on line. Para Elane, a Internet pode, em algumas áreas, até complementar a atuação de alguns profissionais, mas nunca substituir totalmente o atendimento convencional. "É difícil imaginar que um terapeuta possa obter os mesmos resultados atendendo seus clientes através do computador", exemplifica a consultora. "Em algumas áreas, por mais avançados que sejam os recursos, a tecnologia nunca vai conseguir substituir o contato pessoal entre o profissional e seu cliente". O mais indicado, segundo a consultora, é avaliar cuidado-samente como as novas tecnologias podem transformar-se em aliadas na carreira ou vida profissional de cada um. Nem ignorá-las, o que fatalmente colocaria o profissional à margem do mercado nem superestimá-las, comprometendo, em alguns casos, sua imagem, sua credibilidade no mercado e, principalmente, o produto final.