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Planejando estrategicamente o futuro da empresa

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Publicado em Sun Nov 18 14:03:00 UTC 2001 - Edição 165
Você já parou para pensar qual o principal desafio da sua empresa no próximo ano? Quais as prováveis dificuldades e como se preparar para enfrentá-las? O que é preciso fazer para se diferenciar dos concorrentes e crescer? Responder a essas perguntas, longe de ser um exercício de futurologia, é uma atitude cada vez mais necessária nas organizações preocupadas com o bom desempenho e a competitividade. Elas adotam o Planejamento Estratégico, uma ferramenta indispensável para a empresa que quer garantir um lugar no futuro, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação.

"O Planejamento Estratégico deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, de preferência no final, para traçar os objetivos e as metas do ano seguinte, definindo um projeto consistente para a organização", diz o consultor Francisco Cunha, diretor da TGI, integrante da Rede Gestão. Ao adotar essa ferramenta de gestão, é possível conhecer suas forças e fraquezas; identificar as ameaças e oportunidades do mercado; e, a partir daí, definir prioridades e planejar ações.

"A empresa sem planejamento é como um barco à deriva, sem rumo, que não age, apenas reage às marés e ao vento", compara Francisco. Quem não planeja o seu futuro torna-se mais vulnerável às oscilações e mudanças no mercado. Gasta mais tempo, energia, trabalho e dinheiro enfrentando problemas que poderiam ter sido antecipados. Enquanto isso, o concorrente pode estar ganhando terreno apenas por ter feito a lição de casa, executado um planejamento estratégico eficiente.

Não há um modelo fechado, mas o Planejamento Estratégico usualmente passa por quatro fases: (1) Avaliação Estratégica. Identificação dos principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo. E também na identificação dos aspectos facilitadores (forças) e dificultadores (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa. (2) Definição das Prioridades. Consiste basicamente em responder à pergunta: o que não pode deixar de ser feito pela empresa para fazer frente às ameaças e às fraquezas e para potencializar as oportunidades e as forças? (3) Programação das Ações. Deve-se definir como fazer (as ações necessárias), quem vai fazer (os responsáveis por sua realização), quando vai ser feito (os prazos de realização) e quanto vai custar (os recursos financeiros necessários). (4) Monitoração. O acompanhamento permanente das etapas anteriores é que vai garantir os bons resultados.

"O Planejamento Estratégico permite a construção de um projeto comum, que pode ser visualizado e compartilhado por todos os integrantes da equipe responsável pela gestão da empresa. Funciona como um roteiro de viagem, que pode e deve sofrer ajustes ao longo do caminho, mas que é imprescindível ter quando se pretende chegar a algum lugar desejado", afirma Francisco Cunha.

Rede Gestão