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Transformando fornecedores em parceiros

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Publicado em Sun Nov 11 14:05:00 UTC 2001 - Edição 164
Alguém uma vez descreveu os fornecedores como amáveis vizinhos de porta. Eles mantêm sua própria casa, mas têm interesse em ver se a propriedade do vizinho também está em ordem. Um bom fornecedor realmente deseja e se empenha para que você obtenha sucesso. Porém, algumas empresas criaram relacionamentos tensos com seus fornecedores, por não saber como lidar com eles. Veja, abaixo, dez dicas para transformar seus fornecedores em parceiros, segundo Sam Deep e Lyle Sussman, autores do livro Como Tornar-se um Líder Eficaz:

1. Equilibre preço e qualidade - Se seu único critério para selecionar um fornecedor for o preço mais baixo, talvez você pague caro a longo prazo. Leve em consideração o preço, mas não à custa de fatores como receptividade, cumprimento de prazos, custos de expedição de mercadorias, qualidade dos materiais, treinamentos para usuários, entre outros quesitos.

2. Compartilhe sua missão e visão de negócio - Seus fornecedores devem saber em que você acredita e por que acredita nisso. Seus valores e crenças ajudam a definir o relacionamento que vocês desenvolvem com o tempo.

3. Ajude seu fornecedor a ajudá-lo - Essa relação pode ser definida como uma simbiose, ou seja, uma interdependência mútua. Descubra o que você e seus funcionários podem fazer para que seu fornecedor possa servi-lo melhor.

4. Delineie uma declaração de expectativas - Antes de se relacionar com novos fornecedores, diga-lhes detalhadamente o serviço que espera. Peça-lhes um conjunto recíproco de expectativas - o que precisam de você e seus funcionários para cumprir as exigências do serviço.

5. Discuta questões confidenciais e conflitos de interesse - Se seu fornecedor também está vendendo para o seu concorrente, que garantias você pode ter de que suas informações particulares serão protegidas? Antes que um fornecedor possa esperar receber um tratamento válido de sua parte, os dois lados devem discutir e entender claramente essa questão.

6. Compartilhe com fornecedores de confiança os resultados das reuniões de planejamento estratégico - Isso faz com que importantes fornecedores declarem como podem ajudá-lo a alcançar as metas da empresa a longo prazo, e isso também os alerta para suas futuras necessidades de recursos.

7. Convide fornecedores talentosos para comemorações da empresa - Integre fornecedores "especiais" à cultura de sua empresa. Deixe que os funcionários os vejam em festas e confraternizações. Seus fornecedores se sentirão como uma extensão da família e tentarão satisfazer muito mais você e seus clientes.

8. Leve-os a uma visita por suas instalações - Dê a seus fornecedores uma visão dos bastidores, mostre como você faz o que faz. Eles precisam entender completamente o que acontece com os produtos deles em suas instalações.

9. Peça idéias sobre como melhorar produtos ou processos - Os fornecedores levam uma perspectiva diferente - que pode melhorar bastante o que você faz e como faz. Solicite suas recomendações de quaisquer iniciativas nas quais eles tenham know-how. É como contratar um consultor de graça.

10. Solicite treinamento técnico para sua equipe - Quais as formas mais eficientes para utilizar um novo pacote de software? Ou para armazenar uma determinada matéria-prima? Que tendências estão surgindo? Os fornecedores podem responder a perguntas como essas e oferecer treinamento sobre as melhores formas de usar seus produtos ou serviços.

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