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Comunicação escrita (2/4)
Publicado em Sun Oct 14 14:11:00 UTC 2001 - Edição 160
De acordo com o consultor Paulo Gustavo, da Consultexto, integrante da Rede Gestão, não é preciso ter talento literário para conseguir comunicar-se com eficiência por meio da escrita. E acrescenta, repetindo o consultor americano Donald Weiss, que "Escrever é falar no papel, de maneira coerente e organizada". Um bom começo é adotar a leitura como um hábito regular. Ler ajuda a adquirir fluência, verbal e escrita, e é ótimo, também, para aumentar o vocabulário. "Leia sobretudo textos que sejam bons exemplos de redação análoga àquela que se quer produzir", aconselha.
1. Em textos de trabalho, evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Só em casos bastante específicos escreva coisas do tipo: "conforme deve ser do conhecimento de Vossa Senhoria" ou "outrossim, em face ao exposto anteriormente, subscrevemo-nos". A simplicidade é uma virtude.
2. Sempre que possível, utilize um estilo próprio, evitando os clichês. "Fechando com chave de ouro", "a nível de", "o último, mas não menos importante", "sangue, suor e lágrimas" ou outros lugares-comuns do gênero apenas empobrecem o texto.
3. Se o texto for dirigido a um público amplo, procure utilizar uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release.
4. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.
5. Também em nome da clareza, não use abreviaturas ou siglas. Escreva por extenso, principalmente se a abreviação não for muito conhecida. Você pode escrever sem problemas: "A pesquisa foi realizada pelo IBGE". Já "Os questionários serão aplicados pela ACVP" não quer dizer muita coisa.
6. De uma forma geral, o uso de gírias não é indicado. Evite ser muito formal, mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso. O ideal é o equilíbrio.
7. Procure utilizar informações precisas a lançar mão de advérbios vagos. Compare as duas frases: "As informações devem ser enviadas rapidamente" e "As informações devem ser enviadas até a próxima quarta-feira". Ou: "Os resultados ficaram sensivelmente abaixo da meta estabelecida" e "Os resultados ficaram 18% abaixo da meta estabelecida". Seja objetivo e passe seu recado com mais eficiência.
1. Em textos de trabalho, evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Só em casos bastante específicos escreva coisas do tipo: "conforme deve ser do conhecimento de Vossa Senhoria" ou "outrossim, em face ao exposto anteriormente, subscrevemo-nos". A simplicidade é uma virtude.
2. Sempre que possível, utilize um estilo próprio, evitando os clichês. "Fechando com chave de ouro", "a nível de", "o último, mas não menos importante", "sangue, suor e lágrimas" ou outros lugares-comuns do gênero apenas empobrecem o texto.
3. Se o texto for dirigido a um público amplo, procure utilizar uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões. Ninguém é obrigado a saber o que é job, default, market share, data venia, barriga, downsizing ou press release.
4. Sempre que puder, prefira escrever uma palavra portuguesa a um termo estrangeiro. Evita mal-entendidos e um pedantismo desnecessário.
5. Também em nome da clareza, não use abreviaturas ou siglas. Escreva por extenso, principalmente se a abreviação não for muito conhecida. Você pode escrever sem problemas: "A pesquisa foi realizada pelo IBGE". Já "Os questionários serão aplicados pela ACVP" não quer dizer muita coisa.
6. De uma forma geral, o uso de gírias não é indicado. Evite ser muito formal, mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso. O ideal é o equilíbrio.
7. Procure utilizar informações precisas a lançar mão de advérbios vagos. Compare as duas frases: "As informações devem ser enviadas rapidamente" e "As informações devem ser enviadas até a próxima quarta-feira". Ou: "Os resultados ficaram sensivelmente abaixo da meta estabelecida" e "Os resultados ficaram 18% abaixo da meta estabelecida". Seja objetivo e passe seu recado com mais eficiência.