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Comunicação escrita (1/4)
Publicado em Sun Oct 07 15:13:00 UTC 2001 - Edição 159
Para grande parte dos profissionais, tão importante quanto falar bem é saber escrever corretamente. Redigir um memorando com erros de português, um comunicado interno com idéias desarticuladas ou mesmo um simples e-mail com o texto truncado pode comprometer não apenas a eficiência da comunicação, mas também arranhar a imagem do profissional, por mais competente que ele seja em sua área. A coluna Desafio 21 vai publicar, nas próximas três edições, dicas de comunicação escrita, que podem ajudar na tarefa de elaboração de textos, no dia-a-dia da empresa ou organização.
1. Esteja sempre atento à qualidade dos textos produzidos, principalmente se eles buscam promover ou representar a imagem da empresa. Folders, cartas ao cliente ou propostas de serviços mal escritos passam uma idéia de despreparo e amadorismo. Encare a comunicação escrita como uma ferramenta estratégica.
2. Na maioria das vezes, escrever bem significa "falar no papel", de maneira coerente e organizada. Evite adotar uma linguagem rebuscada, utilizando palavras e expressões que normalmente você não usa no dia-a-dia.
3. Seja objetivo e conciso. Se puder passar a mensagem em um parágrafo, não escreva dois. Quanto menor e mais "enxuto" for o seu texto, mais chance ele terá de ser lido na íntegra.
4. Antes de começar a escrever, faça um breve resumo, listando as principais idéias, tópicos e argumentos do texto. Defina uma ordem lógica e procure não se desviar do assunto central.
5. Procure desenvolver o texto em três partes coerentes - início, meio e fim. Ou seja, apresentar o tema, desenvolvê-lo e fazer uma conclusão sobre o que foi tratado.
6. Parágrafos curtos são mais fáceis e agradáveis de ler do que longos. Da mesma forma, não escreva frases longas, de três ou quatro linhas.
7. Prefira sentenças breves. Prefira a ordem direta e a voz ativa. Evite frases intercaladas. No lugar de "os novos produtos serão lançados, em dezembro, pela empresa, em todo o Brasil, através do departamento de marketing", escreva: "o departamento de marketing da empresa irá lançar os novos produtos em todo o Brasil, em dezembro".
1. Esteja sempre atento à qualidade dos textos produzidos, principalmente se eles buscam promover ou representar a imagem da empresa. Folders, cartas ao cliente ou propostas de serviços mal escritos passam uma idéia de despreparo e amadorismo. Encare a comunicação escrita como uma ferramenta estratégica.
2. Na maioria das vezes, escrever bem significa "falar no papel", de maneira coerente e organizada. Evite adotar uma linguagem rebuscada, utilizando palavras e expressões que normalmente você não usa no dia-a-dia.
3. Seja objetivo e conciso. Se puder passar a mensagem em um parágrafo, não escreva dois. Quanto menor e mais "enxuto" for o seu texto, mais chance ele terá de ser lido na íntegra.
4. Antes de começar a escrever, faça um breve resumo, listando as principais idéias, tópicos e argumentos do texto. Defina uma ordem lógica e procure não se desviar do assunto central.
5. Procure desenvolver o texto em três partes coerentes - início, meio e fim. Ou seja, apresentar o tema, desenvolvê-lo e fazer uma conclusão sobre o que foi tratado.
6. Parágrafos curtos são mais fáceis e agradáveis de ler do que longos. Da mesma forma, não escreva frases longas, de três ou quatro linhas.
7. Prefira sentenças breves. Prefira a ordem direta e a voz ativa. Evite frases intercaladas. No lugar de "os novos produtos serão lançados, em dezembro, pela empresa, em todo o Brasil, através do departamento de marketing", escreva: "o departamento de marketing da empresa irá lançar os novos produtos em todo o Brasil, em dezembro".