Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Trabalhando em casa com conforto

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 19 15:32:00 UTC 2001 - Edição 152
Montar o escritório em casa tem sido uma opção adotada por um número cada vez maior de profissionais. Relações de trabalho mais flexíveis e a popularização dos recursos tecnológicos estão levando muita gente a compartilhar, no mesmo espaço, a vida familiar e a profissional. Mas além de muita disciplina e organização, é preciso estruturar um ambiente de trabalho adequado para que a produtividade e eficiência não sejam comprometidas pela informalidade doméstica. Embora não exija grandes investimentos, o escritório em casa - o chamado home office - deve receber alguns cuidados para garantir o desempenho da atividade profissional.

O ideal, segundo os especialistas, é transformar um cômodo da casa ou apartamento em escritório, isolando-o do resto da residência. Mas, caso não seja possível, um canto do quarto ou da sala também pode ser transformado em ambiente de trabalho, desde que mantido sempre organizado. Veja algumas dicas de como transformar o escritório doméstico em um ambiente confortável e eficiente.

(1) Para a mesa de trabalho, evite materiais frios, como mármore ou vidro. Dê preferência a madeira ou fórmica e a altura às suas dimensões. A área de trabalho deve ficar entre 70 e 78 centímetros, dependendo da estatura de quem for usá-la. (2) Opte por um mobiliário com superfícies arredondadas para evitar traumas e, no caso das cadeiras, não invente. Compre uma boa marca, giratória, com rodinhas e, de preferência, reclinável. Economia nesse item pode significar dores nas costas e pescoço, além de problemas circulatórios nas pernas. (3) A altura do monitor do micro deve coincidir com a altura dos olhos e, muito importante, a localização do mouse deve permitir o apoio do antebraço, inclusive o cotovelo, se você não quiser ser vítima da terrível LER (Lesão do Esforço Repetitivo). (4) O ambiente deve ser ventilado ou climatizado. Se não houver ventilação natural, opte pela ventilação artificial e, à medida que o racionamento de energia permitir, pelo ar-condicionado.

A ambientação também desenvolve um papel importante. (5) Se necessário, diferencie a área de trabalho pintando uma parede de outra cor. (7) A iluminação merece atenção especial. Todo o campo de trabalho deve estar muito bem iluminado, mas, atenção, lâmpadas incandescentes não são indicadas, porque esquentam o ambiente e cansam a vista, além de gastarem mais energia. (8) No que diz respeito à luz natural, utilize persianas, são mais práticas, fáceis de limpar e permitem o controle da incidência de luz.

A desorganização é um inimigo permanente de quem opta por trabalhar em casa. Para enfrentá-lo, equipe a sua área de trabalho com gaveteiros, prateleiras, classificadores, arquivos e tudo o que possa ajudar a manter o ambiente em ordem. Dedique algum esforço diário para manter a organização. Ao final do expediente doméstico, ordene os arquivos, jogue fora a papelada desnecessária e mantenha o ambiente pronto para o dia seguinte.

Trabalhar em casa é bom e recomendável, se o seu tipo de ofício permite. Todavia, se não forem tomados os devidos cuidados pode ser transformar num incômodo muito maior que qualquer ambiente externo.

Rede Gestão