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Delegação = Segurança + Competência + Equipe

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Publicado em Sun Oct 17 15:00:00 UTC 1999 - Edição 57
Saber delegar, confiando aos seus subordinados tarefas importantes, é um dos principais requisitos de qualquer gerente preocupado em transformar sua equipe de trabalho em um time competitivo. No dia-a-dia das organizações, é cada vez mais evidente que o gerente centralizador é um personagem em extinção e só têm chances de encarar a pesada concorrência aquelas empresas que aprendem a conjugar, na prática, os vários tempos do verbo compartilhar. "A falta de delegação primeiro atrofia a equipe, depois as chefias", afirma o consultor Fernando Tompson, da Inova Ação Consulting, integrante da Rede Gestão. Como aprender a delegar? Tompson acredita que só existe um segredo: praticar - aprendendo a dividir o poder, acompanhar sem sufocar a autonomia da equipe e conviver com resultados de trabalhos diferentes daqueles que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa.

Para o consultor, nas equipes onde não há delegação, o foco normalmente está no chefe. Com delegação, o foco está na equipe. "A partir do momento em que se aprende a compartilhar informações estratégicas e dividir tarefas importantes, há mais tempo para a busca do aperfeiçoamento", constata. Mas delegar exige do gerente uma boa dose de autoconfiança já que, segundo Tompson, só quem tem segurança em si ousa delegar para poder crescer. Os resultados são compensadores. "A equipe que recebe a delegação pode aprender mais, inova mais e cresce mais", afirma.

Delegar é uma arte aperfeiçoada na prática, mas existem alguns princípios que devem ser observados. Segundo o consultor, um erro básico é delegar apenas as tarefas ruins e burocráticas, preservando as boas para si mesmo. Isso costuma gerar insatisfação e desmotivação da equipe. "O ideal é dividir o poder com a equipe, de forma equilibrada, sempre tendo a segurança de que o subordinado é capaz de executar a tarefa - não o superestime nem o subestime".

É necessário também acompanhar o cumprimento do trabalho, mas com cuidado para não tolher a autonomia do subordinado, caindo na tentação de "super-supervisionar". A comunicação clara é outro passo fundamental. Tompson aconselha que as responsabilidades de cada um sejam definidas e registradas e que o gerente sempre deixe bem claro as questões sobre as quais os subordinados devem decidir. Outro conselho útil: jamais delegar tarefas de sua responsabilidade ou interesse pessoal ou privado, triviais ou mesquinhas. Por fim, valorize o bom desempenho dos subordinados. "Delegar é uma atitude que faz a diferença e pode selar o sucesso de uma empresa ou organização".

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