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Nos bastidores do sucesso

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Publicado em Sun Oct 31 15:07:00 UTC 1999 - Edição 59
Eles estão presentes em todas as organizações, são peças-chave para o sucesso de qualquer empresa, mas seu trabalho raramente aparece sob as luzes dos holofotes. O pessoal dos bastidores - formado pelas secretárias, recepcionistas, apoio administrativo, departamento financeiro e áreas afins - é aquela equipe que não ocupa a cena principal, mas sem a qual os atores principais nunca conseguiriam atuar com o mesmo sucesso. "Esse grupo desempenha um papel estratégico e, na maioria das vezes, é o cartão de visitas da empresa - o primeiro contato do cliente com a organização", afirma Carla Miranda, sócia da TGI Consultoria em Gestão, integrante da Rede Gestão.

A visão de que o pessoal administrativo faz parte de "um segundo escalão" está cada vez mais cedendo espaço ao conceito de equipe - segundo o qual, todos os funcionários desempenham atividades igualmente importantes e são movidos a valorização e reconhecimento. "O trabalho do pessoal dos bastidores tem reflexos diretos na produtividade de toda a equipe e da empresa de uma forma geral", assinala a gerente administrativo-financeira da Delloite Touche Tohmatsu Auditores Independentes, Maria Aparecida Marin Crespo. Seja apoiando as gerências, atendendo o cliente ou fornecendo informações técnicas que vão dar suporte às decisões estratégicas, a atuação dessa equipe é fundamental. "Sem um bom trabalho de base, dificilmente a organização consegue construir projetos bem sucedidos", comenta Aparecida.

Se dividem as respon-sabilidades, nada mais natural que as equipes compartilhem também o reconhecimento. Para a gerente, é importante, por exemplo, que os sistemas de remuneração estratégica atinjam todos os funcionários. Se uma empresa está alcançando resultados positivos, isso se deve não apenas ao trabalho dos profissionais em cargos estratégicos, mas de todo o grupo - dos diretores e gerentes ao auxiliar de escritório e de serviços gerais. Na linha das atitudes que não exigem tanto planejamento, o elogio é uma ferramenta valiosa. Elogiar um trabalho bem feito tem um efeito estimulante para o funcionário, que se sente reconhecido e motivado a acertar sempre. "A empresa que percebe a importância de valorizar o trabalho de toda a equipe de funcionários está construindo um importante diferencial competitivo", ressalta.

Mecanismos de reconhecimento adotados pela própria empresa ganham ainda mais importância porque funcionam como "fatores recompensadores" pela equipe administrativa dedicar-se com afinco ao desempenho de suas tarefas, uma vez que, nem sempre, pela própria natureza do trabalho, esse reconhecimento se dá diretamente pelo cliente. Embora seja muito importante, não basta que "a única fonte de reconhecimento para as pessoas fique sendo, apenas, o público interno", finaliza Carla.

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