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Como ser um top de marketing

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Publicado em Sun Nov 28 15:20:00 UTC 1999 - Edição 63
O que fazer para consolidar a sua marca no mercado e na mente do consumidor? Como encontrar soluções criativas e definir estratégias que produzam resultados positivos, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo? Algumas das melhores respostas para essas perguntas podem ser encontradas na relação das empresas ganhadoras do prêmio Top de Marketing Nordeste, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-NE), entregue a semana passada no Recife. As experiências premiadas mostram empresas nordestinas que se destacam em suas áreas ao desenvolver estratégias inovadoras de Marketing, investindo em planejamento e qualidade, identificando oportunidades, buscando conhecer o seu cliente e articulando-se com o mercado.

Sessenta e oito empresas de todo o Nordeste se inscreveram ao Prêmio. Dezessete foram premiadas. Entre elas, a Tim, com o case do celular pré-pago Timmy Digital. Além de ampliar o segmento de público para o celular, a estratégia de lançamento do produto conseguiu neutralizar uma ameaça: o preconceito. "Havia o risco de as pessoas associarem o celular pré-pago a consumidores de baixa renda", diz o gerente de Marketing da Tim, Harold Kelly. Investindo em uma pesquisa que avaliou erros e acertos de campanhas semelhantes realizadas no Brasil e no exterior, a Tim conseguiu posicionar o seu produto junto a um público amplo, superando todas as expectativas ao vender 250 mil unidades em cinco meses.

Inovação: a Bandeirantes Outdoor, em outro case premiado, desenvolveu um software a partir da digitalização do mapa da cidade do Recife e de mais de quatro mil fotos. Cruzando essas informações com um banco de dados, conseguiu levar toda a cidade até o escritório do cliente, que não precisa mais deslocar-se para analisar as condições de cada local. Planejamento: a Rapidão Cometa partiu de uma ampla pesquisa para avaliar pontos fortes e fracos de onze concorrentes. Definiu as suas prioridades e passou a investir na ampliação de acordos com os clientes, diminuição dos custos e na qualidade do atendimento. Com isso, criou uma nova cultura na empresa, em um projeto reconhecido pelas certificações ISO 9002 e o International Quality Network, válida em 24 países.

Oportunidade: a Satélite Distribuidora de Petróleo começou a construir sua história de sucesso ao optar por um nicho esquecido pelas grandes distribuidoras: postos de pequeno porte, com vendas até 80 mil litros mensais. Hoje são 220 postos com a marca Sat em toda a Região. Nos próximos três anos, a meta é abrir mais 500. Outra experiência reconhecida pelo Top de Marketing é a Companhia Industrial de Vidro (CIV). Em uma estratégia arrojada, a empresa convenceu a Antarctica a investir nas embalagens de vidro em substituição às embalagens de alumínio - e ainda desenvolveu uma pesquisa de mercado para avaliar a satisfação dos consumidores, em um alto grau de envolvimento com o cliente.

Além desses, destacam-se também os casos das empresas Queijo Minas, Asa, Supergesso e Valedourado, todos clientes de parceiros/responsáveis pela coluna Desafio 21. "São empresas que, através de ações eficientes de marketing aumentaram sua competitividade, seu faturamento e melhoraram sua imagem", afirma o presidente da ADVB-NE, Leopoldo de Albuquerque.

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