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A ação social das empresas
Publicado em Sun Dec 12 15:28:00 UTC 1999 - Edição 65
Nos últimos dias, a imprensa nacional e local vem dando destaque a um assunto que, até há algum tempo, dizia respeito apenas ao poder público, entidades filantrópicas e ONGs: a ação social, agora desenvolvida também pela iniciativa privada.
A ação social que as empresas privadas vêm desenvolvendo, em projetos próprios ou em parcerias com o setor público e ONGs, leva a uma reflexão mais ampla sobre o papel das empresas na sociedade contemporânea. Interesses econômicos combinam com interesses sociais? A quem compete garantir o bem-estar social da população e a melhoria da qualidade de vida no nosso planeta? É ético a divulgação deste tipo de ação visando a melhoria da imagem da empresa ?
A regra básica para sobrevivência no mercado atual é o estabelecimento de articulações e parcerias, onde o bem-estar depende de uma série de fatores que estão entrelaçados dentro e fora da empresa. Desta forma, não há mais espaço para a empresa alcançar o sucesso estando sozinha no mercado. É preciso, inclusive, compartilhar os resultados individuais, transformando-os em resultados coletivos que beneficiem não só a empresa, mas também a comunidade.
Assim, muito mais que uma questão de marketing ou filantropia, este tipo de iniciativa é uma questão de responsabilidade social e de cidadania. A sociedade contemporânea torna cada vez mais tênue o limite entre responsabilidade individual ou coletiva. Todos têm uma parcela grande de contribuição a dar para garantir o bem estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável do planeta. E, desse ponto de vista, não há mais retorno: o engajamento das empresas nesse tipo de ação é crescente e representa uma tendência mundial e irreversível.
Esse processo, porém, é lento e acontece de forma diferente em cada empresa. Há diversos níveis e variadas formas de engajamento que pode ser desde um simples donativo, a uma colaboração mais sistemática ou desenvolvimento de um projeto próprio.
A gestão pública e a privada devem atuar de forma articulada, respeitando o meio ambiente, os direitos das crianças e dos cidadãos. Portanto, mais que uma questão de marketing, a ação social das empresas significa o compromisso com a melhoria das condições de vida da população. É um processo de consolidação de cidadania. Trata-se da construção de uma empresa cidadã, onde valores como respeito, ética, e compromisso social devem fazer parte de seu cotidiano, valores e filosofia.
A ação social que as empresas privadas vêm desenvolvendo, em projetos próprios ou em parcerias com o setor público e ONGs, leva a uma reflexão mais ampla sobre o papel das empresas na sociedade contemporânea. Interesses econômicos combinam com interesses sociais? A quem compete garantir o bem-estar social da população e a melhoria da qualidade de vida no nosso planeta? É ético a divulgação deste tipo de ação visando a melhoria da imagem da empresa ?
A regra básica para sobrevivência no mercado atual é o estabelecimento de articulações e parcerias, onde o bem-estar depende de uma série de fatores que estão entrelaçados dentro e fora da empresa. Desta forma, não há mais espaço para a empresa alcançar o sucesso estando sozinha no mercado. É preciso, inclusive, compartilhar os resultados individuais, transformando-os em resultados coletivos que beneficiem não só a empresa, mas também a comunidade.
Assim, muito mais que uma questão de marketing ou filantropia, este tipo de iniciativa é uma questão de responsabilidade social e de cidadania. A sociedade contemporânea torna cada vez mais tênue o limite entre responsabilidade individual ou coletiva. Todos têm uma parcela grande de contribuição a dar para garantir o bem estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável do planeta. E, desse ponto de vista, não há mais retorno: o engajamento das empresas nesse tipo de ação é crescente e representa uma tendência mundial e irreversível.
Esse processo, porém, é lento e acontece de forma diferente em cada empresa. Há diversos níveis e variadas formas de engajamento que pode ser desde um simples donativo, a uma colaboração mais sistemática ou desenvolvimento de um projeto próprio.
A gestão pública e a privada devem atuar de forma articulada, respeitando o meio ambiente, os direitos das crianças e dos cidadãos. Portanto, mais que uma questão de marketing, a ação social das empresas significa o compromisso com a melhoria das condições de vida da população. É um processo de consolidação de cidadania. Trata-se da construção de uma empresa cidadã, onde valores como respeito, ética, e compromisso social devem fazer parte de seu cotidiano, valores e filosofia.