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A Importância do Planejamento Estratégico
Publicado em Sun Jan 04 16:53:00 UTC 2004 - Edição 276“Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.” Esta frase, de Alvin Toffler, sintetiza com perfeição a importância de planejar o futuro da empresa, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação. "A empresa sem planejamento é como um barco à deriva, sem rumo, que não age, apenas reage às marés e ao vento", compara o consultor Francisco Cunha, diretor da TGI e integrante da Rede Gestão. Quem não planeja o seu futuro torna-se mais vulnerável às oscilações e mudanças no mercado. Gasta mais tempo, energia, trabalho e dinheiro enfrentando problemas que poderiam ter sido antecipados. "Enquanto isso, o concorrente pode estar ganhando terreno apenas por ter feito a lição de casa, executado um planejamento estratégico eficiente".
Segundo Francisco, não basta cuidar da redução de custos e da eficientização dos processos, o que toda empresa preocupada, de fato, com o seu futuro vem fazendo. Essa é uma condição necessária, mas não é suficiente. Para reforçar sua capacidade de competir e, em última análise, suas chances de sobrevivência, a empresa precisa de uma estratégia consistente.
"O Planejamento Estratégico deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, de preferência no final ou no início de cada exercício, para traçar os objetivos e as metas do ano seguinte ou do que se inicia, definindo um projeto consistente para a organização", diz o consultor Francisco Cunha, diretor da TGI, integrante da Rede Gestão. Ao adotar essa ferramenta de gestão, é possível conhecer suas forças e fraquezas; identificar as ameaças e oportunidades do mercado; e, a partir daí, definir prioridades e planejar ações.
"Muita gente diz que é difícil planejar, ter uma estratégia bem definida e que, em meio a um ambiente tão turbulento, não dá para prever o futuro". Citando Clemente Nóbrega, autor do livro "Em Busca da Empresa Quântica", Francisco diz que "já que é impossível prever com exatidão, a idéia deve ser: esteja preparado para qualquer futuro. E para estar preparado para qualquer futuro, é indispensável ter uma estratégia consistente.
Não há um modelo fechado, mas o Planejamento Estratégico usualmente passa por quatro fases:
(1) Avaliação Estratégica. Identificação dos principais aspectos facilitadores (oportunidades) e dificultadores (ameaças) encontrados no ambiente externo. E também na identificação dos aspectos facilitadores (forças) e dificultadores (fraquezas) encontrados no ambiente interno da empresa.
(2) Definição das Prioridades. Consiste basicamente em responder à pergunta: o que não pode deixar de ser feito pela empresa para fazer frente às ameaças e às fraquezas e para potencializar as oportunidades e as forças?
(3) Programação das Ações. Deve-se definir como fazer (as ações necessárias), quem vai fazer (os responsáveis por sua realização), quando vai ser feito (os prazos de realização) e quanto vai custar (os recursos financeiros necessários).
(4) Monitoração. O acompanhamento permanente das etapas anteriores é que vai garantir os bons resultados.
"O Planejamento Estratégico permite a construção de um projeto comum, que pode ser visualizado e compartilhado por todos os integrantes da equipe responsável pela gestão da empresa. Funciona como um roteiro de viagem, que pode e deve sofrer ajustes ao longo do caminho, mas que é imprescindível ter quando se pretende chegar a algum lugar desejado".