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4ª regra de etiqueta - Portar-se corretamente
Publicado em Sun Jan 23 16:05:00 UTC 2000 - Edição 71
A imagem que uma pessoa constrói ao longo da sua vida profissional está diretamente relacionada com seu comportamento no ambiente de trabalho. Você pode ter um currículo recheado de siglas como MBAs e PhDs, mas se vive cometendo deslizes no relacionamento com colegas ou clientes corre o risco de tornar-se mais conhecido por suas gafes que pela competência. Portanto, é bom estar atento a alguns mandamentos básicos das boas maneiras no ambiente de trabalho.
1. Apresentações
# As pessoas de cargos menos importantes são apresentadas às pessoas de cargos superiores às quais cabe a iniciativa do cumprimento.
# Se você estiver sentado e for homem, levante-se sempre que for apresentado a alguém. As mulheres só devem se levantar para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.
# O aperto de mão é o tipo de cumprimento mais adequado, qualquer que seja a situação, e deve ser usado por homens e mulheres. O aperto deve ser firme, mas não a ponto de machucar.
# Ao apertar a mão, olhe sempre nos olhos do interlocutor. Não se deve estender a mão a alguém que está à mesa de refeições. Nesse caso, um aceno com a cabeça ou um cumprimento é suficiente.
2. Cordialidade, sim. Intimidade, não.
# Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
# Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
# Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa.
3. À mesa
# Mantenha a boa postura. Não se esparrame na cadeira ou se debruce sobre a mesa.
# Se houver um guardanapo de tecido, desdobre e o coloque sobre os joelhos. No final da refeição, deixe-o solto sobre a mesa. Se o guardanapo for de papel, deixe-o ao lado do prato.
# Se houver muitos talheres, uma dica: comece sempre de fora para dentro.
# Não se deve nem encher o prato nem misturar muitas comidas de uma vez.
# Parece óbvio, mas muitos cometem o erro grave de falar com a boca cheia. Nunca fale enquanto estiver mastigando, nem mastigue de boca aberta.
# Nunca, mas nunca mesmo, palite os dentes na mesa.
1. Apresentações
# As pessoas de cargos menos importantes são apresentadas às pessoas de cargos superiores às quais cabe a iniciativa do cumprimento.
# Se você estiver sentado e for homem, levante-se sempre que for apresentado a alguém. As mulheres só devem se levantar para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.
# O aperto de mão é o tipo de cumprimento mais adequado, qualquer que seja a situação, e deve ser usado por homens e mulheres. O aperto deve ser firme, mas não a ponto de machucar.
# Ao apertar a mão, olhe sempre nos olhos do interlocutor. Não se deve estender a mão a alguém que está à mesa de refeições. Nesse caso, um aceno com a cabeça ou um cumprimento é suficiente.
2. Cordialidade, sim. Intimidade, não.
# Evite nas relações profissionais chamar as pessoas de "querida", "meu bem", "amor" e todas as variações do gênero (proíba a sua secretária de fazer o mesmo ao telefone).
# Não fale pegando nas pessoas. Mantenha uma distância razoável, não grite nem gesticule demais.
# Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado(a) e por favor são palavras obrigatórias e devem ser sempre dirigidas a qualquer pessoa, em qualquer ocasião. Do porteiro do escritório ao presidente da empresa.
3. À mesa
# Mantenha a boa postura. Não se esparrame na cadeira ou se debruce sobre a mesa.
# Se houver um guardanapo de tecido, desdobre e o coloque sobre os joelhos. No final da refeição, deixe-o solto sobre a mesa. Se o guardanapo for de papel, deixe-o ao lado do prato.
# Se houver muitos talheres, uma dica: comece sempre de fora para dentro.
# Não se deve nem encher o prato nem misturar muitas comidas de uma vez.
# Parece óbvio, mas muitos cometem o erro grave de falar com a boca cheia. Nunca fale enquanto estiver mastigando, nem mastigue de boca aberta.
# Nunca, mas nunca mesmo, palite os dentes na mesa.