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Networking: ninguém é uma ilha

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Publicado em Sun Mar 19 17:37:00 UTC 2000 - Edição 78
Nas últimas semanas, quantas vezes você ligou para aqueles antigos amigos da universidade, marcou para almoçar com os colegas da área, fez contatos profissionais interessantes em simpósios ou congressos, mandou um e-mail para o autor daquele artigo que você leu no jornal e adorou? Nenhuma? Então, é bom começar a preocupar-se com a forma de conduzir sua carreira. Não perca tempo, inclua depressa o conceito de networking nos seus hábitos. Networking significa uma rede de contatos profissionais, pessoais e de interesse que podem fazer toda a diferença na sua vida profissional. Não é exagero nem a última moda no ambiente corporativo. Trata-se de uma evidência: investir na construção de uma rede informal de relacionamentos é a melhor forma de estar sempre em evidência, bem informado e atualizado com o mercado.

"Criar e manter essa rede de contatos deve ser uma prática diária de qualquer profissional, seja qual for sua idade, cargo ou área de atuação, sobretudo se tiver responsabilidade gerencial", aconselha o consultor Francisco Cunha, sócio da TGI, empresa integrante da Rede Gestão. Para Francisco, cultivar antigos contatos e investir em novas relações profissionais são atitudes estratégicas. "Muitas informações importantes, bons negócios e reforço à capacidade de realização vêm desse relacionamento informal cotidiano entre o profissional e a sua rede de contatos", afirma o consultor. Mas atenção. Praticar networking significa estabelecer e manter vínculos com pessoas profissionalmente interessantes. Isso é bem diferente de ter uma agenda recheada de telefones e só procurar a pessoa quando estiver precisando ou for conveniente.

Ter uma boa rede de contatos exige dedicação continuada. "Procuro me encontrar freqüentemente com ex-colegas, estou sempre almoçando com profissionais da área, trocando idéias, circulando, vendo e sendo visto", diz o gerente de Consultoria Tributária da Delloitte Touche Thomatsu, Claribenor Freitas Filho. Além dos encontros constantes, o e-mail é outro aliado na hora de manter a comunicação sempre em dia. "Em simpósios e congressos procuro trocar e-mail com profissionais para manter um contato futuro", afirma. Tanto empenho na prática do networking já rendeu dividendos ao gerente da Delloitte. Vários profissionais que hoje integram o time da empresa foram captados a partir desses contatos informais. "Como estou sempre atualizado sobre o mercado, também eventualmente indico profissionais para empresas clientes". Só para se ter uma idéia: segundo uma pesquisa do Grupo Catho, realizada com 1.330 executivos de todo o País, 25% das contratações são feitas por meio de indicações de pessoas de dentro ou de fora da empresa.

Quem ainda aposta na fórmula do "eu sozinho", portanto, deve começar a rever os seus conceitos e passar a investir na construção da sua rede de relacionamentos. Algumas dicas: (1) Sempre que possível, reforce o relacionamento com ex-colegas e amigos ligados à sua atividade profissional. Mande um e-mail, telefone ou marque um almoço. (2) Circule. Freqüente cursos, simpósios, encontros. Aproveite para conhecer pessoas, troque cartões de visitas, converse e mantenha contato com elas. (3) Procure interagir com profissionais da sua área, também com os concorrentes, mantendo uma relação cordial. (4) Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando. Ligue para pedir uma opinião profissional, trocar idéias ou contar uma novidade. Mantenha os canais permanentemente abertos.

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