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24 horas no ar
Publicado em Sun Apr 16 17:49:00 UTC 2000 - Edição 82
No início, eram apenas os serviços considerados essenciais - como os hospitais, bombeiros, além de algumas farmácias, borracheiros e postos de gasolina. Hoje, cada vez mais, empresas e profissionais estão apostando em um segmento em franca expansão: os serviços 24 horas. De olho em um mercado consumidor cada vez mais exigente e ávido por novidades, academias de ginástica, supermercados, lojas de conveniência, bancas de revista, lanchonetes, floriculturas e empresas dos mais diversos segmentos resolveram simplesmente não fechar mais suas portas, oferecendo seus serviços durante as 24 horas do dia. Um nicho de mercado promissor, não só para empresas, mas também para os profissionais.
Na opinião do consultor Paulo Gustavo, sócio da Consultexto, integrante da Rede Gestão, a proliferação dos serviços 24 horas é uma conseqüência natural da evolução tecnológica. A popularização da Internet criou um novo tipo de consumidor, com mais opções, mais exigente e, sobretudo, em busca de maior comodidade. Para o cliente dessa nova era digital, o velho horário comercial não é mais suficiente - ele deseja fazer ginástica ou abastecer a geladeira no horário que lhe for mais conveniente. "A velocidade do mundo atual de certa forma nos infantiliza", diz Paulo Gustavo. "Como crianças mimadas pela mamãe tecnologia, queremos as coisas para já, e já, e já."
Para o consultor, essa é uma tendência irreversível. Não é mais uma novidade ou um modismo, mas um segmento que deve crescer significativamente nos próximos anos. Além de mais opções para o consumidor, o crescimento dos serviços 24 horas traz outra boa notícia: novas vagas no mercado de trabalho. E, geralmente, são funções melhor remuneradas por benefícios como o adicional noturno. Por outro lado, trocar o dia pela noite pode gerar alterações no relógio biológico e alguns problemas de saúde, como distúrbios no sono e na atenção.
Profissionais autônomos também estão descobrindo o grande potencial dos serviços 24 horas. A área da tecnologia, como sempre, foi uma das primeiras a incorporar a novidade. Nos classificados de jornais, já é possível identificar serviços de suporte e assessoria à informática full time (quem já viu o computador pifar, em plena madrugada, tendo que entregar um relatório na manhã seguinte, sabe que este se encaixa na categoria dos "serviços essenciais"). Personal trainers, detetives e até mesmo cabeleireiros também estão descobrindo as vantagens de trabalhar em horários mais flexíveis.
Para Paulo Gustavo, um dos entraves é conciliar o expediente noturno com a insegurança generalizada nas grandes cidades. "Quem sabe a própria ampliação desses serviços possa contribuir para uma maior segurança durante a noite e a madrugada", especula. "Apesar disso, os serviços 24 horas são uma boa opção para quem deseja diferenciar-se e investir em um segmento que ainda tem muito o que crescer."
Na opinião do consultor Paulo Gustavo, sócio da Consultexto, integrante da Rede Gestão, a proliferação dos serviços 24 horas é uma conseqüência natural da evolução tecnológica. A popularização da Internet criou um novo tipo de consumidor, com mais opções, mais exigente e, sobretudo, em busca de maior comodidade. Para o cliente dessa nova era digital, o velho horário comercial não é mais suficiente - ele deseja fazer ginástica ou abastecer a geladeira no horário que lhe for mais conveniente. "A velocidade do mundo atual de certa forma nos infantiliza", diz Paulo Gustavo. "Como crianças mimadas pela mamãe tecnologia, queremos as coisas para já, e já, e já."
Para o consultor, essa é uma tendência irreversível. Não é mais uma novidade ou um modismo, mas um segmento que deve crescer significativamente nos próximos anos. Além de mais opções para o consumidor, o crescimento dos serviços 24 horas traz outra boa notícia: novas vagas no mercado de trabalho. E, geralmente, são funções melhor remuneradas por benefícios como o adicional noturno. Por outro lado, trocar o dia pela noite pode gerar alterações no relógio biológico e alguns problemas de saúde, como distúrbios no sono e na atenção.
Profissionais autônomos também estão descobrindo o grande potencial dos serviços 24 horas. A área da tecnologia, como sempre, foi uma das primeiras a incorporar a novidade. Nos classificados de jornais, já é possível identificar serviços de suporte e assessoria à informática full time (quem já viu o computador pifar, em plena madrugada, tendo que entregar um relatório na manhã seguinte, sabe que este se encaixa na categoria dos "serviços essenciais"). Personal trainers, detetives e até mesmo cabeleireiros também estão descobrindo as vantagens de trabalhar em horários mais flexíveis.
Para Paulo Gustavo, um dos entraves é conciliar o expediente noturno com a insegurança generalizada nas grandes cidades. "Quem sabe a própria ampliação desses serviços possa contribuir para uma maior segurança durante a noite e a madrugada", especula. "Apesar disso, os serviços 24 horas são uma boa opção para quem deseja diferenciar-se e investir em um segmento que ainda tem muito o que crescer."