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A Importância de Definir o Projeto Empresarial

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Publicado em Sun Apr 25 17:51:00 UTC 2004 - Edição 291

É comum vermos empresas que crescem rapidamente, conquistam uma ótima imagem no mercado e oferecem produtos ou serviços muito bons para a sua clientela. Muitas delas conseguem permanecer “vivas” por um longo tempo. Outras não. Diversas razões podem levar empresas, até então bem-sucedidas, a perderem o rumo e a fecharem suas portas.

 

Para permanecer no mercado, portanto, é preciso mais do que boa imagem e bons produtos. As empresas que querem consolidar a sua marca e, conseqüentemente, garantir o seu espaço no mercado precisam, antes de tudo, ter muito claro para onde querem ir. É fundamental identificar qual o caminho a percorrer, que rumo tomar. Só assim é possível construir uma estratégia sólida: definindo, antes, um projeto empresarial claro.

 

A “montagem” de um projeto empresarial permite que as empresas identifiquem as bases para a formulação da sua estratégia. É a partir dele que elas conseguem planejar ações estratégicas fundamentadas, sem perder o foco. A prática de consultoria da TGI permite afirmar que um projeto empresarial adequado consiste, basicamente, na identificação de alguns pontos essenciais para a sua projeção no mercado:

 

1. Negócio: qual a razão da existência da empresa.

 

2.Clientela: em que mercado atua, a quem a
empresa quer atender.

 

3. Serviços: quais os melhores serviços ou produtos
para oferecer à clientela.

 

4. Concorrência: no negócio em que atua e com os
serviços que oferece a determinado tipo de cliente,
que empresas ou pessoas oferecem as mesmas coisas,
ou similares, mas que podem tirar seu mercado atual
atual ou potencial.

 

5. Parcerias: na tentativa de manutenção e captação
de novos mercados, quais empresas ou pessoas
poderão oferecer serviços que complementem o seu e
seu que, ao mesmo tempo, agreguem valor ao seu
negócio.

 

6. Diferencial: o que sua empresa tem que as outras
não têm, ou seja, quais as qualidades do seu serviço ou
ou produto que o diferenciam positivamente da sua
concorrência.

 

7. Marcas e Antimarcas: como a empresa quer ser
vista pelos clientes, como quer ser reconhecida e, da
da mesma forma, que características não quer ter
associadas pelo mercado.

 

8. Modelo de Funcionamento: qual a melhor forma
de atender a clientela, com qualidade, agilidade e
resultado; como deve ser a estrutura de gestão da
empresa e quem se responsabiliza pela execução das
das tarefas propostas no modelo de funcionamento; como
como será feita e que tipos de informações são essenciais
essenciais para o acompanhamento da gestão.

 

9. Resultados Esperados: quais são as expectativas
dos gestores para o êxito do projeto empresarial, o que
eles querem que aconteça e o que nunca poderá
acontecer.

 


Apesar de essencial e bastante óbvia, a discussão do projeto empresarial, abordando os pontos citados, inexplicavelmente, é praticamente inexistente nas empresas. É muito importante que os gestores discutam e firmem esses conceitos de forma estruturada sobre a atuação de suas empresas no mercado. A sua falta tem sido a causa de muitos desvios e inconsistências estratégicas graves.

 

Uma vez definido com atenção o projeto empresarial, os gestores poderão ter uma visibilidade muito maior da sua atuação no mercado e, com isso, identificar as melhores alternativas estratégicas para construção das bases sólidas de crescimento.


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