Equipe: fonte de energia da empresa
Publicado em Sun Apr 30 17:57:00 UTC 2000 - Edição 84
A permanência das empresas no mercado, de forma competitiva, exige cada vez mais do empresário uma constante preparação e conhecimento da sua gestão. No ambiente de negócios são estabelecidos diversos tipos de relações internas e externas, produzindo e liberando vários tipos de energia. Essas energias, positivas e negativas, são necessárias e definem as condições básicas de funcionamento da empresa.
A empresa é uma organização viva, pois é feita por pessoas (equipe) e para pessoas (clientes). Ela estabelece relações com fornecedores, concorrentes e com a própria comunidade em que está inserida. Assim, a sua sobrevivência no mercado está ligada diretamente à qualidade da energia que produz para realização das suas atividades.
Como todas essas relações estão interligadas e ocorrem ao mesmo tempo, é natural que haja um processo de desgaste. Então, como assegurar a reposição de energia com qualidade? Antes de tudo, é importante identificar, entre os diversos componentes que fazem parte da gestão empresarial, aqueles que são considerados vitais e que, se forem bem cuidados (ou alimentados), por si sós já contribuem para o bom funcionamento do todo. A partir da identificação desses fatores, é preciso acompanhar o processo de reposição de energias, definindo a periodicidade adequada de cada um.
Entre os diversos componentes, um é fundamental: a equipe de trabalho. Ela é responsável por um dos aspectos mais essenciais na empresa - o atendimento. É necessário construir e fortalecer os vínculos da equipe, pois pessoas entrosadas, mobilizadas e engajadas no projeto da organização estabelecem relações de qualidade no ambiente de trabalho e são a garantia de reposição de boas energias.
Assegurar a gestão competitiva requer a busca incessante de uma sistemática de avaliação, ajustes e alimentação de todos os componentes da gestão. Porém, há alguns que funcionam de forma quase automática, praticamente sem precisar de estímulos, e outros que precisam ser estimulados diariamente. É o caso da equipe de trabalho, que é diferente dos componentes físicos e tecnológicos existentes na empresa e, por isso, merece atenção especial.
A empresa é uma organização viva, pois é feita por pessoas (equipe) e para pessoas (clientes). Ela estabelece relações com fornecedores, concorrentes e com a própria comunidade em que está inserida. Assim, a sua sobrevivência no mercado está ligada diretamente à qualidade da energia que produz para realização das suas atividades.
Como todas essas relações estão interligadas e ocorrem ao mesmo tempo, é natural que haja um processo de desgaste. Então, como assegurar a reposição de energia com qualidade? Antes de tudo, é importante identificar, entre os diversos componentes que fazem parte da gestão empresarial, aqueles que são considerados vitais e que, se forem bem cuidados (ou alimentados), por si sós já contribuem para o bom funcionamento do todo. A partir da identificação desses fatores, é preciso acompanhar o processo de reposição de energias, definindo a periodicidade adequada de cada um.
Entre os diversos componentes, um é fundamental: a equipe de trabalho. Ela é responsável por um dos aspectos mais essenciais na empresa - o atendimento. É necessário construir e fortalecer os vínculos da equipe, pois pessoas entrosadas, mobilizadas e engajadas no projeto da organização estabelecem relações de qualidade no ambiente de trabalho e são a garantia de reposição de boas energias.
Assegurar a gestão competitiva requer a busca incessante de uma sistemática de avaliação, ajustes e alimentação de todos os componentes da gestão. Porém, há alguns que funcionam de forma quase automática, praticamente sem precisar de estímulos, e outros que precisam ser estimulados diariamente. É o caso da equipe de trabalho, que é diferente dos componentes físicos e tecnológicos existentes na empresa e, por isso, merece atenção especial.