Veja por autor
Um layout atualizado
Publicado em Sun May 21 18:15:00 UTC 2000 - Edição 87
A Coluna Desafio 21 desde a semana passada está de cara nova. O novo projeto gráfico, mais leve e moderno, facilita a leitura, tornando-a mais agradável. Criada pela ArcosCMK Propaganda, a programação visual utiliza novas fontes, ilustrações e mais espaços em branco, com o objetivo de tornar a Coluna mais atraente para o leitor. A atualização gráfica traduz um dos princípios da Desafio 21 – a preocupação com o aperfeiçoamento contínuo, tanto do conteúdo editorial como do layout. A mudança revela também uma evidência cada vez mais forte, seja qual for o segmento de atuação da empresa ou organização: para manter-se em um mercado cada vez mais competitivo, não basta ter um bom produto, é preciso apresentá-lo de forma atrativa.
O equilíbrio entre "embalagem" e "conteúdo" é fundamental. O "visual" é o primeiro contato do leitor, no caso da Coluna, ou do cliente, de uma forma geral, com o produto. Uma boa apresentação gráfica tem papel essencial na conquista do público-alvo e deve ser encarada como um importante fator de competitividade.
"O ponto de partida para um layout é a abordagem conceitual. A partir do envolvimento com o problema de comunicação, é desenvolvido um conceito que visa atingir os objetivos da propaganda ou do editorial, dentro de um planejamento com foco no consumidor ou leitor, através de uma estratégia de mercado bem definida", explica o diretor de Criação da ArcosCMK Propaganda, Luciano Melo.
Para se chegar a um projeto ideal, vários fatores são levados em conta. Para Luciano, o designer ou diretor de arte tem que se preocupar com aspectos como o equilíbrio, simétrico ou assimétrico, o estilo, as cores, os contrastes de tons e tamanhos, a tipografia e a perspectiva, entre outros. A meta é comunicar a sua mensagem com clareza, preenchendo da melhor forma o espaço que se tem à frente.
Segundo ele, o processo de criação é intuitivo e busca soluções diferenciadas, depois sujeitas a considerações racionais de programação visual. "Para ter sucesso, é preciso aliar princípios de comunicação visual com o seu próprio talento, trabalhando com idéias do subconsciente e análises intelectuais", observa.
A criação de um projeto eficiente envolve ainda outros fatores, como o meio de comunicação utilizado, cada um com suas características próprias, o tempo de exposição e os custos de produção. Se encarado como um item importante dentro da estratégia de gestão, o layout ou design pode atuar como um fator determinante para o bom desempenho do produto.
O equilíbrio entre "embalagem" e "conteúdo" é fundamental. O "visual" é o primeiro contato do leitor, no caso da Coluna, ou do cliente, de uma forma geral, com o produto. Uma boa apresentação gráfica tem papel essencial na conquista do público-alvo e deve ser encarada como um importante fator de competitividade.
"O ponto de partida para um layout é a abordagem conceitual. A partir do envolvimento com o problema de comunicação, é desenvolvido um conceito que visa atingir os objetivos da propaganda ou do editorial, dentro de um planejamento com foco no consumidor ou leitor, através de uma estratégia de mercado bem definida", explica o diretor de Criação da ArcosCMK Propaganda, Luciano Melo.
Para se chegar a um projeto ideal, vários fatores são levados em conta. Para Luciano, o designer ou diretor de arte tem que se preocupar com aspectos como o equilíbrio, simétrico ou assimétrico, o estilo, as cores, os contrastes de tons e tamanhos, a tipografia e a perspectiva, entre outros. A meta é comunicar a sua mensagem com clareza, preenchendo da melhor forma o espaço que se tem à frente.
Segundo ele, o processo de criação é intuitivo e busca soluções diferenciadas, depois sujeitas a considerações racionais de programação visual. "Para ter sucesso, é preciso aliar princípios de comunicação visual com o seu próprio talento, trabalhando com idéias do subconsciente e análises intelectuais", observa.
A criação de um projeto eficiente envolve ainda outros fatores, como o meio de comunicação utilizado, cada um com suas características próprias, o tempo de exposição e os custos de produção. Se encarado como um item importante dentro da estratégia de gestão, o layout ou design pode atuar como um fator determinante para o bom desempenho do produto.