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Conhecendo o cliente
Publicado em Sun Jul 23 18:37:00 UTC 2000 - Edição 96
O número crescente de diversos tipos de produtos e serviços oferecidos no mercado comprova a existência de diferentes tipos de clientes. Assim, fica cada vez mais evidente que uma empresa não consegue atingir todos os consumidores. A sociedade é plural, com diversas culturas e estilos de vida diferentes. É preciso ter um foco de atuação. A empresa deve identificar qual o seu nicho e se posicionar com liderança nesse pedaço do mercado.
Portanto, conhecer o cliente, adequando os produtos às suas necessidades, é condição básica para prestar um bom atendimento. Logo, é muito importante conhecer o perfil da clientela, identificando seu estilo de vida, valores e gostos. Independentemente do tipo e porte do negócio, é possível — e fundamental — traçar esse perfil, investigando as características de seu cliente.
A formação e análise permanente do banco de dados de clientes é fundamental para promover um processo de fidelização. É necessário ampliar a escuta ao cliente, investir nesse conhecimento, pois quanto mais apuradas forem essas informações, maior a certeza de atender com satisfação.
Portanto, conhecer o cliente, adequando os produtos às suas necessidades, é condição básica para prestar um bom atendimento. Logo, é muito importante conhecer o perfil da clientela, identificando seu estilo de vida, valores e gostos. Independentemente do tipo e porte do negócio, é possível — e fundamental — traçar esse perfil, investigando as características de seu cliente.
A formação e análise permanente do banco de dados de clientes é fundamental para promover um processo de fidelização. É necessário ampliar a escuta ao cliente, investir nesse conhecimento, pois quanto mais apuradas forem essas informações, maior a certeza de atender com satisfação.