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Planejamento Estratégico: um Roteiro para o Futuro

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Publicado em Sun Oct 15 19:14:00 UTC 2000 - Edição 108
O ambiente dos negócios é um campo fértil para as analogias. É com freqüência comparado a uma selva, onde só os mais fortes sobrevivem. Ou a uma guerra, na qual é preciso ser mais esperto e rápido para derrotar o inimigo. Há quem ache que gerenciar uma empresa é como comandar um barco em alto mar - navega-se em águas calmas até que uma tempestade muda o rumo da viagem. Seja qual for o caso, há uma evidência incontestável: as chances de sucesso aumentam muito para a empresa que define suas prioridades e planeja suas ações. Seja para vencer as dificuldades de um ambiente inóspito, superar a concorrência ou lidar com as mudanças inesperadas do mercado, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta indispensável para as organizações que buscam assegurar um lugar de destaque no futuro.

Planejar uma estratégia para a empresa significa, antes de tudo, saber muito bem onde se está pisando. "Para atuar em um mercado cada vez mais competitivo, é absolutamente indispensável que a empresa conheça bem quais os seus pontos fortes e fracos, quais as oportunidades e as ameaças deste mercado, quem são seus concorrentes, quais suas vantagens e desvantagens em relação a eles", exemplifica o especialista em planejamento José Ailton de Lima, do Instituto de Tecnologia em Gestão (INTG), integrante da Rede Gestão. "Quem não conhecer essa realidade e planejar, a partir daí, a sua atuação, corre o risco de gastar energia atirando para o lado errado, enquanto seu concorrente ganha cada vez mais espaço."

Usando uma das analogias, o Planejamento Estratégico atua como a rota que vai levar o barco ao destino final, definindo um norte e dando mais segurança à empresa e a toda a tripulação. Segundo José Ailton, essa é uma ferramenta gerencial que pode e deve ser adotada por qualquer organização, independente de seu porte ou área de atuação. "Não há modelos fechados. Existem, sim, princípios que podem ser seguidos pela empresa que queira influir na construção de seu futuro, tornando-se mais competitiva e bem-sucedida."

Um processo de Planejamento Estratégico usualmente passa por quatro fases: (1) Avaliação Estratégica das condições internas e externas da empresa; (2) Definição de Prioridades, potencializando os aspectos positivos e minimizando os aspectos negativos identificados na avaliação estratégica; (3) Programação das Ações (como, quando, quem e quanto); e (4) Monitoração (acompanhamento sistemático do que foi programado). Ao estabelecer práticas sistemáticas de Planejamento Estratégico, a organização constrói uma visão compartilhada com toda sua equipe, gerando um maior comprometimento de todos com a missão e o futuro da empresa.

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