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A qualidade justifica o preço
Publicado em Sun Nov 26 19:31:00 UTC 2000 - Edição 114
Na hora de contratar um serviço, você recebe dois orçamentos. Propostas semelhantes, mas uma enorme diferença no preço. O que fazer? A maioria das pessoas, seguindo uma reação lógica, opta pelo mais barato. Ou, em alguns casos, acha o valor muito alto e decide não realizar o serviço. "A decisão tomada exclusivamente a partir da variável preço nem sempre é a melhor, pode trazer muita dor de cabeça e prejuízos", observa o consultor Luiz Carlos Bernhoeft Júnior, diretor da Bernhoeft Assessoria e Consultoria Contábil, integrante da Rede Gestão.
Na opinião do consultor, na hora de contratar os serviços de qualquer tipo de profissional - do eletricista ao advogado, do seguro do carro ao dentista - é preciso levar em conta vários fatores. O primeiro é a relação custo/benefício. "Seja na vida pessoal ou na empresa, as pessoas muitas vezes consideram um serviço caro, sem levar em conta os benefícios que ele irá trazer." Nas organizações, os exemplos são os mais diversos. É comum a empresa ter prejuízos por apresentar falhas nos seus processos de gestão e, mesmo assim, considerar "caro" o serviço de uma consultoria especializada que poderia ajudar a resolvê-las e gerar lucro.
"Outro caso comum. O que é mais caro: o serviço de um bom advogado que cobra um valor x ou o de outro que cobra metade de x, mas perde os prazos e compromete o processo?", pergunta o consultor. Esse é, segundo ele, um dos principais cuidados na hora da contratação. Deve-se avaliar a qualidade do serviço, buscar referências com outros clientes da empresa ou do profissional, investigar a sua imagem no mercado. Desconfie de propostas maravilhosas com um valor abaixo da média. "É comum que o barato termine saindo caro."
Para o consultor, especialmente as empresas devem preocupar-se com a avaliação criteriosa do valor dos serviços. "Vivemos em uma época muito competitiva em que qualquer erro pode ser fatal. É importante que a organização saiba identificar e contratar serviços com uma visão abrangente, escolhendo corretamente os parceiros que irão colaborar para a sua sobrevivência e o seu crescimento."
Na opinião do consultor, na hora de contratar os serviços de qualquer tipo de profissional - do eletricista ao advogado, do seguro do carro ao dentista - é preciso levar em conta vários fatores. O primeiro é a relação custo/benefício. "Seja na vida pessoal ou na empresa, as pessoas muitas vezes consideram um serviço caro, sem levar em conta os benefícios que ele irá trazer." Nas organizações, os exemplos são os mais diversos. É comum a empresa ter prejuízos por apresentar falhas nos seus processos de gestão e, mesmo assim, considerar "caro" o serviço de uma consultoria especializada que poderia ajudar a resolvê-las e gerar lucro.
"Outro caso comum. O que é mais caro: o serviço de um bom advogado que cobra um valor x ou o de outro que cobra metade de x, mas perde os prazos e compromete o processo?", pergunta o consultor. Esse é, segundo ele, um dos principais cuidados na hora da contratação. Deve-se avaliar a qualidade do serviço, buscar referências com outros clientes da empresa ou do profissional, investigar a sua imagem no mercado. Desconfie de propostas maravilhosas com um valor abaixo da média. "É comum que o barato termine saindo caro."
Para o consultor, especialmente as empresas devem preocupar-se com a avaliação criteriosa do valor dos serviços. "Vivemos em uma época muito competitiva em que qualquer erro pode ser fatal. É importante que a organização saiba identificar e contratar serviços com uma visão abrangente, escolhendo corretamente os parceiros que irão colaborar para a sua sobrevivência e o seu crescimento."