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A importância do design na consolidação da marca

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Publicado em Sun Dec 10 19:35:00 UTC 2000 - Edição 116
Milhares de empresas, produtos e serviços travam uma batalha diária árdua e permanente pela conquista do consumidor. Nessa guerra, uma ferramenta ainda subestimada por muita gente pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer projeto: o Design. A forma como a marca e seus produtos são apresentados ao público - desde a logomarca a embalagens, sinalização nos pontos-de-venda e material de comunicação - tem uma importância vital. "O Design deixou de ter um aspecto secundário e hoje é o grande diferencial das empresas", afirma João Roberto Peixe, designer e diretor da Multi Design, um dos primeiros escritórios brasileiros, fundado há 25 anos. "O Design expressa a qualidade de produtos e serviços, gera empatia, transmite mensagens. Enfim, vende." Peixe foi um dos palestrantes do Seminário Como Valorizar uma Marca, promovido esta semana pela Pires Advogados & Consultores e pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco, no Mar Hotel.

Segundo o designer, essa realidade ficou ainda mais evidente a partir da globalização e da queda das barreiras comerciais. "Muitos produtos brasileiros encontram dificuldades em conquistar fatias de mercado na Europa e nos Estados Unidos por não apresentarem um Design competitivo." Para encontrar soluções, o Governo Federal criou um programa específico para estimular o aperfeiçoamento do Design brasileiro e tornar os produtos nacionais mais competitivos no exterior.

Essa preocupação vale também para o mercado interno, seja a empresa uma grande corporação ou uma organização de pequeno porte. Todos devem estar conscientes de que, hoje, ter um produto de qualidade e um preço adequado ao seu público não são mais os únicos requisitos para conquistar e manter clientes. "Apenas quem tiver uma boa marca e preocupar-se com a sua apresentação eficiente ao mercado sobreviverá", prevê Peixe.

O ponto de partida é a criação de uma apresentação gráfica eficiente da marca. "A boa marca transmite confiança, gera uma relação de confiabilidade e fidelidade. A logomarca deve simbolizar todos esses valores", ensina Peixe. O passo seguinte é trabalhar o Design de forma integrada nos diversos elementos que compõem a identificação da empresa - como embalagens, placas, material publicitário, impressos, fardamento dos funcionários, entre outros. A sinergia de todos os elementos da comunicação visual ajuda a publicidade a fixar a marca na mente do consumidor e potencializa os resultados das ações de divulgação. "O Design permite que a empresa tenha uma identidade e comunique isso ao seu cliente. Na massificação de produtos e serviços gerada pela globalização, ser único pode fazer toda a diferença."

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