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Trabalhar em casa exige disciplina
Publicado em Sun Dec 17 19:37:00 UTC 2000 - Edição 117
É cada vez maior o número de profissionais que está deixando a formalidade dos escritórios para aderir a uma tendência mundial: trabalhar em casa. Um estudo recente, feito pela Pricewaterhouse Coopers em 173 empresas na América Latina e 78 no Brasil, mostra que o home office - o escritório em casa - é uma das cinco modalidades de trabalho em crescimento nas organizações, ao lado do horário flexível, busca de parcerias, trabalho remoto e jornada parcial. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar em casa exige muita disciplina, planejamento e organização. O excesso de informalidade e o sentimento de "liberdade" podem pôr a experiência por água abaixo, comprometendo a imagem e a produtividade do profissional.
Nos Estados Unidos, estima-se que, até o final de 2002, 15% da população economicamente ativa esteja trabalhando em casa. No Brasil, os números não são tão significativos, mas o número de adeptos do home office não pára de crescer. "Graças ao desenvolvimento tecnológico e à Internet nossa vida e nossa realidade estão se alterando", observa a consultora Eliene Rodrigues, do Instituto de Tecnologia em Gestão (INTG), integrante da Rede Gestão. "Comprar, vender, produzir, aprender, informar, trabalhar, podem ser processos e atividades desenvolvidas em nossa própria casa." O "retorno ao lar", aliás, é um dos marcos da revolução digital, na opinião da consultora. "Estamos 'navegando' de volta ao lar. Sem sair de casa podemos desfrutar da condição de cidadãos de um mundo sem fronteiras - das escolas, lojas, livrarias, 'sem muros', das cidades e países sem distâncias."
Na hora de optar por montar o escritório dentro de casa, alguns cuidados são fundamentais.
(1) Organização e disciplina. Muitos profissionais caem na armadilha dos horários flexíveis e terminam minando a sua produtividade. Segundo a consultora, é fundamental definir um horário para início e termino das atividades, como se você realmente estivesse em um escritório. E ter cuidado extra para evitar a dispersão. Parar no meio do expediente para ver televisão, preparar um lanche, sair do trabalho ou outras coisas do gênero não podem se tornar hábitos freqüentes.
(2) Definir o espaço de trabalho. É fundamental escolher um cômodo da casa para funcionar exclusivamente como escritório. Um lugar onde o profissional possa ter total privacidade para dedicar-se integralmente ao trabalho. O ideal é estabelecer limites, impedindo o acesso dos filhos a toda hora, por exemplo.
(3) Estrutura. Para trabalhar em casa o ideal é ter um suporte tecnológico adequado para atender às necessidades - computador, aparelho de fax, copiadora, acesso à Internet, celular. Se puder, opte por ter uma linha de telefone exclusiva para o trabalho.
(4) Formalidade. Evite trabalhar de pijama, improvisar mesas, deixar seu material de trabalho espalhado pela casa. É preciso estabelecer algumas formalidades para que o trabalho possa ser executado com eficiência.
(5) Apoio da família. Detalhe sua rotina aos filhos, empregada, mulher ou marido. Explique que aquele é seu espaço de trabalho e que você não pode ser interrompido para resolver pequenos problemas domésticos. Torne-os seus aliados.
Nos Estados Unidos, estima-se que, até o final de 2002, 15% da população economicamente ativa esteja trabalhando em casa. No Brasil, os números não são tão significativos, mas o número de adeptos do home office não pára de crescer. "Graças ao desenvolvimento tecnológico e à Internet nossa vida e nossa realidade estão se alterando", observa a consultora Eliene Rodrigues, do Instituto de Tecnologia em Gestão (INTG), integrante da Rede Gestão. "Comprar, vender, produzir, aprender, informar, trabalhar, podem ser processos e atividades desenvolvidas em nossa própria casa." O "retorno ao lar", aliás, é um dos marcos da revolução digital, na opinião da consultora. "Estamos 'navegando' de volta ao lar. Sem sair de casa podemos desfrutar da condição de cidadãos de um mundo sem fronteiras - das escolas, lojas, livrarias, 'sem muros', das cidades e países sem distâncias."
Na hora de optar por montar o escritório dentro de casa, alguns cuidados são fundamentais.
(1) Organização e disciplina. Muitos profissionais caem na armadilha dos horários flexíveis e terminam minando a sua produtividade. Segundo a consultora, é fundamental definir um horário para início e termino das atividades, como se você realmente estivesse em um escritório. E ter cuidado extra para evitar a dispersão. Parar no meio do expediente para ver televisão, preparar um lanche, sair do trabalho ou outras coisas do gênero não podem se tornar hábitos freqüentes.
(2) Definir o espaço de trabalho. É fundamental escolher um cômodo da casa para funcionar exclusivamente como escritório. Um lugar onde o profissional possa ter total privacidade para dedicar-se integralmente ao trabalho. O ideal é estabelecer limites, impedindo o acesso dos filhos a toda hora, por exemplo.
(3) Estrutura. Para trabalhar em casa o ideal é ter um suporte tecnológico adequado para atender às necessidades - computador, aparelho de fax, copiadora, acesso à Internet, celular. Se puder, opte por ter uma linha de telefone exclusiva para o trabalho.
(4) Formalidade. Evite trabalhar de pijama, improvisar mesas, deixar seu material de trabalho espalhado pela casa. É preciso estabelecer algumas formalidades para que o trabalho possa ser executado com eficiência.
(5) Apoio da família. Detalhe sua rotina aos filhos, empregada, mulher ou marido. Explique que aquele é seu espaço de trabalho e que você não pode ser interrompido para resolver pequenos problemas domésticos. Torne-os seus aliados.