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Planejamento Estratégico - Passo 3: Programação
Publicado em Sun Dec 31 19:43:00 UTC 2000 - Edição 119
Depois de fazer a avaliação estratégica e definir as prioridades (o que não pode deixar de ser feito), é chegado o momento de fazer a programação do que ficou estabelecido.
Em se tratando de planejamento estratégico, programar significa estabelecer como (atividades ou projetos) fazer o que ficou definido, definir quando (cronograma) vai ser feito, escolher quem (os responsáveis) vai fazer e estipular quanto vai custar (orçamento) o que vai ser feito.
O resultado da programação é o que se costuma chamar de plano de ação, geralmente definido para um determinado período de tempo (um ano é o mais comum). Do plano de ação constam as orientações estratégicas (prioridades e diretrizes), as ações estratégicas (atividades e projetos) e o orçamento do período (contendo as receitas e as despesas previstas).
Cada unidade de negócio deve, no início de cada exercício, preparar o seu plano de ação para o período. Uma vez preparado, o plano de ação deve funcionar como a "bíblia" da gestão, o guia principal dos gestores.
Por isso, é tão importante o acompanhamento periódico do que foi estabelecido pelo planejamento. Para que o plano de ação nem caduque nem se transforme numa camisa de força, é preciso acompanhá-lo e atualizado periodicamente. Chama-se esse processo de monitoração, justamente o passo 3 do planejamento estratégico que será tratado da próxima coluna.
Em se tratando de planejamento estratégico, programar significa estabelecer como (atividades ou projetos) fazer o que ficou definido, definir quando (cronograma) vai ser feito, escolher quem (os responsáveis) vai fazer e estipular quanto vai custar (orçamento) o que vai ser feito.
O resultado da programação é o que se costuma chamar de plano de ação, geralmente definido para um determinado período de tempo (um ano é o mais comum). Do plano de ação constam as orientações estratégicas (prioridades e diretrizes), as ações estratégicas (atividades e projetos) e o orçamento do período (contendo as receitas e as despesas previstas).
Cada unidade de negócio deve, no início de cada exercício, preparar o seu plano de ação para o período. Uma vez preparado, o plano de ação deve funcionar como a "bíblia" da gestão, o guia principal dos gestores.
Por isso, é tão importante o acompanhamento periódico do que foi estabelecido pelo planejamento. Para que o plano de ação nem caduque nem se transforme numa camisa de força, é preciso acompanhá-lo e atualizado periodicamente. Chama-se esse processo de monitoração, justamente o passo 3 do planejamento estratégico que será tratado da próxima coluna.